Normalidade no segundo dia de provas do Enem

Estudantes chegaram cedo (Fotos: Portal Infonet)

Estudantes sergipanos que estão realizando as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegaram cedo às escolas. Neste domingo, 23, segundo dia do exame, estão sendo aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Passava das 10h da manhã quando a porta do Centro Educacional Professor José Sebastião dos Santos (CEPJSS), localizada na avenida Augusto Franco, já estava lotada de alunos. No sábado, 22, teve um tumulto na porta do Colégio Dom Luciano.

Para a estudante, Wilma Mota, que chegou ás 10h chegar cedo é fundamental para manter a calma e realizar a prova com tranquilidade.  Wilma lembra que no sábado, 22, uma estudante chegou à sala 60366 após a segunda chamada. “Uma estudante entrou na sala quando todos já estavam sentados e já tínhamos recebido o caderno de provas. Achei estranho e aguardei que o fiscal fizesse alguma coisa, mas a menina recebeu a prova na normalidade. Gostaria de saber se a estudante poderia entrar na sala após o segundo apito”, questiona.

A agente de saúde, Hortência Santos, diz que o Enem é uma grande oportunidade para tentar uma vaga em uma universidade pública. “Estou na dúvida sobre enfermagem ou assistente social, essa é uma grande oportunidade para entrar na universidade e realizar meu sonho de concluir meus estudos”, fala.

Enem é oportunidade para faturar uma grana extra

Enquanto os estudantes aguardavam a abertura dos portões, comerciantes aproveitaram para faturar com a venda de água mineral e lanches. “É uma oportunidade de faturar um dinheirinho”, diz Lucilene Santana Melo que comercializa ao lado da mãe.

Abstenção

De acordo com o Ministério da Educação (MEC) no primeiro dia de realização de provas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou abstenção média de 25,29%. Em SE o índice de abstenção foi de 23,18%. Os estados com maior índice foram o Distrito Federal (31%), Bahia (30,1%) e Roraima (29,3%). Os estados com menor índice foram Piauí (19,5%), Acre (19,4%) e Santa Catarina (20,35%). No ano passado, o índice de abstenção registrado no primeiro dia do Enem foi de 27%.A edição de 2011 do Enem teve recorde de inscritos com 5.367.092.

Por Kátia Susanna com informações do MEC

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais