Olimpíada do Senai e a preparação dos jovens

(Foto: Ascom Fies)

Treinamento em dois períodos, em alguns casos há mais de seis meses, testando a capacidade técnica, organizacional, gestora e a trabalhar sob pressão. Esse é o cotidiano dos jovens que estão treinando para a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, evento realizado pelo SENAI, entre os dias 22 e 25 de maio, em duas unidades localizadas em Aracaju.

Nessa edição da competição serão treze as ocupações participantes: construção em alvenaria, aplicação em revestimento cerâmico, tornearia, mecânica de manutenção, eletricidade predial, eletricidade industrial, mecânica de automóveis, segurança do trabalho, web design, solução em software, design gráfico e instalação e manutenção de redes. Para cada uma destas opções foram selecionados três alunos que disputarão o título de melhor do estado.

Nos preparativos finais também estão a equipe técnica do SENAI e os instrutores que treinam os alunos em suas provas, réplicas dos problemas que serão apresentados durante a Olimpíada. Para o avaliador Sílvio Roberto Araújo, que trabalha na área de revestimento cerâmico e construção em alvenaria, a estrutura oferecida pela instituição é de suma importância para os bons resultados. “Com o apoio do Departamento Regional, da equipe técnica e dos professores, acredito que conseguiremos um bom resultado na etapa nacional, em novembro”, avalia Sílvio.

Para o competidor Ronaldo Silva, que concorrerá na ocupação de Eletricidade Industrial, é um motivo de orgulho ser escolhido entre os três melhores alunos do curso. “Participar da Olimpíada é muito gratificante. Apesar do trabalho intenso, é importante saber que estou em condições de trabalho, com pressão por resultados e tudo mais. Acho um importante passo para entrar no mercado de trabalho”, afirma Ronaldo. O instrutor dos cursos de Eletricidade Industrial e Eletricidade Predial, Flávio Augusto Lima, diz que serão vários módulos que os alunos terão que solucionar durante a Olimpíada. “Diversos problemas são apresentados e cronometrados para que o competidor faça o trabalho bem feito e no menor tempo possível”, analisa Flávio.

Uma oportunidade no mercado de trabalho, assim que é encarada a Olimpíada do Conhecimento, pelo competidor Israel Almeida. Com a presença de diversas instituições e a visita de vários representantes da indústria, é um importante momento para mostrar trabalho e conseguir o tão sonhado emprego. “Já fiz o curso de pedreiro polivalente e agora estou no final do curso técnico em edificações e pretendo seguir na área de construção civil. Farei o melhor para vencer a competição e ser visto pelos empregadores”, acredita Israel.

Durante os quatro dias de evento, além da competição, ocorrerão palestras sobre diversos assuntos como “Reciclagem e ecoeficiência”, “Injeção eletrônica” ou “Tecnologias Móveis, Tablets e Smartphones”, dentre outras. Durante a Olimpíada serão permitidas visitas, agendadas previamente, às instalações do SENAI e aos locais de competição.

A cerimônia de abertura do evento acontecerá no dia 22 de maio, às 08h30, no auditório do CETAF-AJU, localizado na Avenida Tancredo Neves, 2001, ao lado do Centro de Convenções de Sergipe. E o encerramento, no dia 25, será a partir das 16h no mesmo local. As competições ocorrerão no Cetaf-Aju e também na unidade Cetcc, localizada na Rua Própria, 201 no Centro.

Fonte: Ascom Fies

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais