Orquestra Sinfônica realiza último concerto didático

0

Estudantes atentos ao concerto (Foto: Divulgação Seed)

Cerca de quatrocentos alunos das Escolas Estaduais Eduardo Silveira, de Itabaiana, e Benedito Oliveira, de Aracaju, prestigiaram na manha desta quarta feira, 7,  no Teatro Tobias Barreto, o último concerto didático do ano. O concerto faz parte do Projeto Sinfonia do Saber, uma iniciativa do Governo de Sergipe, em parceira com a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria de Estado da Cultura, que realizou ao longo deste ano mais seis concertos didáticos da Orquestra Sinfônica de Sergipe para jovens das escolas estaduais.

Na oportunidade, os jovens assistiram à apresentação de "A Grande Páscoa Russa", um concerto para piano de autoria do compositor russo Nikolai Andreyevich Rimsky-Korsakov.  A apresentação contou também com a participação do pianista Amaral Vieira, que abrilhantou ainda mais a apresentação, enchendo de emoção os estudantes que participaram do evento.

Segundo o maestro da Orquestra, Guilheme Mannis, o objetivo do projeto é tornar a música erudita acessível aos jovens. "É um projeto que trouxe para o teatro milhares de jovens, dos mais favorecidos aos menos favorecidos. É uma maneira de popularizar a música clássica, fazendo com que os jovens tenham o gosto pela música e o prazer de assistir a um concerto, além disso, estimula a família para que ela também venha conhecer e também estar junto, ampliando o público", disse o maestro.

Empolgação

Primeira vez que escuta a música clássica dentro do teatro, o estudante Jeferson Santiago, do Colégio Eduardo Silveira, se sente empolgado com a experiência. Da mesma maneira o fez seu colega Mateus Matos Ferreira, que achou incrível a oportunidade de conhecer o Teatro Tobias Barreto.  "O concerto foi maravilhoso. A música é algo essencial na vida de todos", destacou Mateus.

Para a professora Marleide Barbosa, que acompanhou os alunos do Colégio Benedito Oliveira, o projeto é muito importante porque amplia o conhecimento cultural dos estudantes. "Em casa, os jovens escutam muita música que não acrescenta muito conteúdo ao seu conhecimento. Esse projeto, além de mostrar diferentes músicas, estimula o gosto para tocar diferentes instrumentos", relatou.

Incentivo

Para o pianista Amaral Vieira, que já teve a oportunidade de participar de projetos como o Sinfonia do Saber, o importante é familiarizar o jovem com a música de concerto. "Muitos jovens acabam se identificando e ficam estimulados a tocar um instrumento. Eles aproveitam que existem projetos sociais de incentivo à música, aprendem a tocar um instrumento e chegam até a participar de orquestras", relatou.

O estudante Rafael Mendonça de Carvalho, do Colégio Eduardo Silveira, já teve o contato com a orquestra. Ele disse que muitos jovens se sentem encorajados a tocar um instrumento depois de assistirem a um concerto. "Muitos dos meus colegas não conhecem vários instrumentos que foram apresentados hoje. É ótimo poder conhecer instrumentos diferentes", relatou.

Na opinião do músico búlgaro Vasselinc Mitev, é importante que as crianças desde pequena tenham o contato com o universo da música e possam conhecer diferentes estilos, como jazz, rock, blues e tantos outros para o enriquecimento cultural. Assim como a trompista Keila Silvia Santiago, que acredita que o projeto é uma oportunidade para os jovens conhecerem um universo do que não estão acostumados a participar.

O projeto

O Sinfonia do Saber faz parte das ações arte-educativas desenvolvidas pelo Departamento de Educação da Seed e está dentro do contexto da lei 11.769/08, que instituiu o ensino de música como componente curricular da disciplina arte no ensino fundamental. Desde a sua implantação, o projeto já foi visto por mais de 7 mil estudantes da rede estadual de ensino.

Fonte: Ascom Seed

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais