Pesquisadores discutirão papel da imprensa nas práticas

Unit (Foto: Arquivo Portal Infonet)

De 1º a 4 de abril, Aracaju será a sede do 4º Encontro Norte e Nordeste de História da Educação. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de História da Educação com o apoio do CNPq, Capes, Fapitec-SE e Segrase, acontecerá no Campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes. A expectativa é de que mais de 200 pesquisadores participem das conferências. Nesta edição, o tema central é Imprensa, Impressos e Práticas Educativas.

“Isso possibilita uma reflexão sobre como as ideias eram transmitidas por vias impressas e como o contato com a palavra impressa afetou o comportamento da humanidade nos últimos 500 anos. Espera-se que o estímulo a debates como este possa promover aos historiadores da Educação a melhor compreensão do impacto da palavra impressa nas elites letradas e nas populações rurais no Brasil durante o século 19”, afirma a professora Ester Fraga Vilas-Bôas, diretora de Pesquisa e Extensão da Unit e vice-coordenadora do Grupo Temático História da Educação, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação.

Outro objetivo do Encontro é permitir aos pesquisadores analisar como as configurações sociais e seus valores canalizam os usos da alfabetização e da palavra impressa. “Como ela moldou novas estruturas de pensamento, novas ferramentas mentais, auxiliando o homem a compreender a condição humana”, diz a professora Ester.

Com sete eixos temáticos, o 4º Encontro Norte e Nordeste de História da Educação está dividido em sessões de comunicações individuais, comunicações coordenadas, minicursos, além das quatro mesas-redondas e conferências de abertura e de encerramento. Uma das presenças marcantes no Encontro será a do historiador Nelson Schapochnick, doutor em História Social da Universidade de São Paulo. Ele vai ministrar a conferência de abertura, sobre história da educação: imprensa, impressos e práticas educativas. Professor visitante na Universidade de Lisboa, Portugal, e na Universidade de la República, no Uruguai, Schapochnick é um dos coordenadores do Centro de Memória da Faculdade de Educação da USP; também integra o Conselho Interdisciplinar de Pesquisa e Editoração da Fundação Biblioteca Nacional.

“Nessa edição, que acontece em Sergipe, a expectativa é de que pesquisadores tanto da área de História da Educação quanto de Letras e Linguística participem do evento. São pessoas que vêm de outras regiões do país, fora do eixo Norte e Nordeste”, diz a professora Ester.

O 4º Encontro Norte e Nordeste de História da Educação é voltado a alunos, professores e pesquisadores. Inclui conferências sobre educação, livro e leitura; profissão docente e disciplinas escolares; instituições e políticas educacionais, além de apresentação de trabalhos e lançamento de livros. As inscrições estão abertas no site http://4ennhe.unit.br.

Fonte: Ascom Unit

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais