Prazo para conferir dados do Censo Escolar vai até esta sexta-feira

0
. Caso as escolas tenham dados que não foram informados durante a coleta, também poderão complementar essas informações. (Foto: Ascom/Seduc)

Os gestores das escolas e redes de ensino têm até esta sexta-feira, 22, para conferir, confirmar ou retificar os dados referentes à Matrícula Inicial, do Censo Escolar 2021. Os procedimentos devem ser feitos até as 23h59, por meio do Sistema Educacenso. Caso as escolas tenham dados que não foram informados durante a coleta, também poderão complementar essas informações, desde que tenham como base a data de referência da pesquisa (26 de maio).

Nesta etapa do Censo Escolar, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apura informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. Os resultados finais serão divulgados em janeiro de 2022. Já na segunda etapa, chamada Situação do Aluno, o Instituto levantará informações relativas ao “rendimento” dos estudantes — quantidade de aprovados ou reprovados — e ao “movimento” — quantos foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram —, ao término do ano letivo.

De acordo com a coordenadora estadual do Censo Escolar, Jucileide Aragão, todas as escolas em atividade, paralisadas e extintas precisam acessar o sistema Educacenso e realizar o fechamento do Censo escolar 2021, até hoje 22 de outubro. “Ressalta-se que as escolas que não fecharem o Sistema Educacenso ficarão de fora das estatísticas educacionais e consequentemente não terão indicadores calculados e também não poderão receber, no caso das escolas públicas, o repasse de recursos como o Fundeb, Pnae, PDDE, entre outros”, destacou.

Jucileide ainda lembra que os dados do Censo escolar são norteadores para o planejamento das políticas públicas federais, estaduais e municipais, “portanto, é imprescindível que ao serem declarados retratem com fidedignidade a realidade das escolas na data de referência  do Censo Escolar (26/05/2021)”, concluiu.

Censo Escolar

Principal pesquisa estatística da educação básica, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. A pesquisa abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. O Censo também é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do Brasil, das unidades federativas e dos municípios, bem como das escolas, permitindo acompanhar a efetividade das políticas públicas.

O Censo Escolar também subsidia a produção de um conjunto amplo de indicadores, que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros. Todos são calculados com base nos dados do Censo Escolar e parte deles serve de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

Em caso de dúvidas ligar para a Coordenadoria Estadual do Censo Escolar, por meio dos números 3194-3294 /3295/ 3296/ 3297

Fonte: Ascom/Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais