Pré-candidatos do PT debatem política educacional

Seminário abre espaço para pré-candidatos (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

O seminário “Contribuições, Conquistas e Desafios do PT para a educação no século XXI” promovido pelo Setorial de Educação do Partido dos Trabalhadores se transformou no primeiro embate entre os deputados Rogério Carvalho (federal) e Ana Lúcia Menezes (estadual), que disputam a indicação do partido para o embate eleitoral de outubro próximo. “Não se trata de um debate entre pré-candidatos”, ressaltou o professor Adalberto Mendes, organizador do seminário.

O professor explica que aproveitou a oportunidade para ouvir os dois pré-candidatos do PT à Prefeitura de Aracaju para que os participantes possam conhecer as propostas e as sugestões de ambos para a área da educação.

A deputada Ana Lúcia Menezes apresentou gráficos e externou a preocupação com o grande índice de analfabetismo na capital e com a queda do número de alunos matriculados nos últimos dez anos na rede municipal de ensino, especialmente o ensino fundamental. Ana Lúcia revelou que o grande desafio é combater o analfabetismo que, conforme censo do IBGE, atinge a um universo de 29.333 pessoas maiores de 15 anos na capital sergipana.

Rogério e Ana Lúcia: desafios para a educação

A parlamentar observou também queda no número de matrícula, que passou de 34.277 alunos para 28.862, entre os anos de 2001 a 2011 e ascensão da matrícula, especialmente no ensino fundamental, da iniciativa privada, que saiu dos 10.548 alunos matriculados entre a 5ª e a 8ª série, em 2001, para 12.528 no ano passado. “Temos que retomar a chamada nas escolas e ter a escola como espaço de construção, de troca de saber”, considerou.

O deputado Rogério Carvalho fez uma reflexão sobre o compromisso do Partido dos Trabalhadores com a educação e defendeu a radicalização do sistema com o rompimento do Estado com a política educacional tradicional. “E nosso desafio é criar um sistema público de educação que seja referência, não podemos nos conformar com um sistema que alfabetize cumprindo a tarefa que as elites delegaram. Temos que romper com este sistema”, enalteceu.

Debate Oficial

O debate oficial entre os pré-candidatos do PT acontecerá na próxima segunda-feira, 19, a partir das 19h no auditório do IFS, em Aracaju.

Usiel não crê em unidade sem prévias

O deputado Rogério Carvalho ainda acredita em entendimentos que possam levar a unidade do PT para a disputa pela Prefeitura de Aracaju antes das prévias que acontecerão no próximo dia 24. “Não estou reticente, é preciso muita conversa, só na conversa poderemos chegar a um entendimento e estou disposto a conversa”, ressaltou Carvalho.

A deputada Ana Lúcia Menezes também concorda que os entendimentos dependem dos diálogos e revela que a disputa entre ela e Rogério Carvalho permanece pela indicação à candidatura do PT para a Prefeitura de Aracaju. “Tudo isto faz parte das instituições partidárias”, resume.

O presidente do Diretório Municipal do PT, Usiel Rios, não acredita em entendimento e não tem dúvida que o candidato será escolhido nas prévias que serão realizadas pelo PT no próximo dia 24. “Acho difícil não haver prévias”, enfatizou Usiel. 

Por Cássia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais