Prefeitura entrega netbooks e moderniza educação

(Foto: Secom/PMA)

Inserindo definitivamente os alunos da rede municipal de ensino na era da tecnologia, modernizando o sistema de ensino aprendizagem e tornando as aulas cada vez mais atrativas, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, deu início hoje à entrega dos dez mil computadores portáteis aos alunos matriculados regularmente nas escolas de ensino fundamental (1º ao 9º ano) da Prefeitura de Aracaju.

Na parte da manhã, a primeira escola a ser beneficiada com a entrega de mais um lote de netbooks do projeto Um Computador Por Aluno (UCA), que faz parte do projeto Escola do Futuro (E-Futuro) foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Olga Benário Prestes, localizada no bairro Santos Dumont. Recebido com festa pelos alunos e funcionários da escola, Edvaldo disse que nunca foi investido tanto na educação como na atual gestão.

"Até o primeiro semestre serão entregues dez mil computadores e no final do segundo semestre mais oito mil, totalizando 100% dos alunos do ensino fundamental utilizando computadores, fato inédito na história do nosso país. É um programa inovador que irá transformar a vida dos estudantes da nossa capital", destacou o prefeito.

A Prefeitura Municipal de Aracaju também irá implantar infraestrutura de rede, que visa interligar 100% dos prédios administrativos e unidades escolares da Secretaria Municipal da Educação, com uso da intranet e disponibilização de serviços de internet, utilizando torres de transmissão, enlaces de rádio comunicação, fibra óptica, juntamente com equipamentos de infraestrutura interna de cada unidade.

O chefe do Executivo Municipal destacou que, além do desenvolvimento tecnológico, o total de recursos destinados às obras de reforma estruturantes para o ano de 2011 e 2012 já ultrapassam os R$ 19 milhões. "Ao todo, são 25 escolas já beneficiadas com obras de reforma e ampliação apenas nos últimos seis anos", disse o prefeito, anunciando também a reforma da escola Olga Benário.

Agradecimentos

Feliz em realizar o sonho de ter um computador à disposição para que possa estudar e ter acesso à internet na escola e em casa, a aluna da Olga Benário, Sabrina Bianca Martins, 14, foi a primeira dos 1.015 estudantes a receber o netbook. "Estou muito feliz, não dá nem para acreditar", disse emocionada.

Regularmente matriculada na escola Olga Benário, Adrielle dos Santos, 14, acompanhada do seu pai, Nivaldo Santos, também recebeu das mãos do prefeito, o seu computador portátil. Para ela, estudar vai ser uma tarefa bem mais agradável. "Todo mundo sonha em ter um computador para estudar, usr a internet e hoje, graças ao prefeito, eu e meus colegas vamos realizar esse sonho. Só tenho a agradecer".

Rita de Cássia

À tarde, o prefeito Edvaldo Nogueira realizou a entrega simbólica de 1.072 netbooks para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia. Até o final da semana, todos os alunos já terão recebido a importante ferramenta para sua formação educacional.

Dona Luciene dos Santos, mãe da aluna Thais dos Santos, parabenizou a Prefeitura pela implantação do projeto. "Isso é uma bênção para a gente que mora na periferia e que não tem condições financeiras de dar um computador aos nossos filhos", afirma.

E-Futuro

Implantado em 2010 na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Maria Thétis Nunes (400 computadores entregues), o UCA está inserido no projeto Escola do Futuro (E-Futuro) e tem como principal objetivo modernizar o sistema de ensino educacional e aprimorar sua qualidade.

Dividido em quatro etapas, o E-Futuro prevê, no primeiro momento, a aquisição de 18.090 computadores (netbooks) para os alunos do Ensino Fundamental (sendo que 10.000 serão entregues no 1º semestre deste ano e 8.090 no 2º semestre); aquisição de 200 computadores e 104 impressoras para as escolas; 160 lousas digitais para uso em sala de aula e 1.726 notebooks para os professores.

Secom PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais