Professor da UFS lança livro didático sobre saneamento ambiental

Quando a questão da água tornou-se um tema preocupante a todos, o professor José Daltro Filho, do Departamento de Engenharia Civil da UFS, lança o livro Saneamento Ambiental: doença, saúde e o saneamento da água. Será no dia 7 de abril, às 19 horas, na sede do Cultart. Livro didático, este é o primeiro dos títulos recentemente selecionados pelo Conselho Editorial a ser produzido pela Editora UFS, com o apoio da Fundação Oviêdo Teixeira.

O autor explica que, no mundo moderno, o saneamento deixou de significar apenas saneamento básico, priorizando somente o abastecimento d’água e o esgotamento sanitário. “O saneamento, agora como saneamento ambiental, aparece como um conjunto de ações sócio-econômicas que têm por objetivo alcançar níveis de salubridade ambiental, através de sistemas de abastecimento de água e esgoto; coleta, transporte e destinação sanitária dos resíduos sólidos; controle de vetores; drenagem urbana e uso adequado do solo; controle de ruídos e poluição do ar, entre outros, de forma a proteger e melhorar as condições de vida urbana e rural, portanto, se aproximando da conceituação da Organização Mundial da Saúde (OMS)”

José Daltro Filho observa que sua obra, organizada em nove capítulos, vem tentar suprir a escassez de texto específico para os estudantes das engenharias Civil, Sanitária e Ambiental, para profissionais de engenharia e demais interessados na área de saneamento. “Este texto não pretende esgotar o assunto sobre o tema, mas servirá, por certo, de guia e embasamento para o desenvolvimento de atividades pertinentes ao saneamento, quando se leva em consideração o recurso natural água. Espero que a obra possa de uma forma ou de outra contribuir para o conhecimento técnico sobre o saneamento da água”.

O autor

José Daltro Filho é professor adjunto do curso de Engenharia Civil e do mestrado em Desenvolvimento em Meio Ambiente da UFS desde 1978. Ele possui dezenas de trabalhos científicos publicados em congressos nacionais e internacionais de engenharia sanitária e ambiental. Ele é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, é mestre em Engenharia, sub-área Saneamento e Recursos Hídricos, pelo Centro de Ciências e Tecnologias da Universidade Federal da Paraíba, e doutor em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo.

O coordenador do Programa Editorial da UFS, professor Luiz Augusto Carvalho Sobral, informa que a Editora UFS lançará o segundo livro da última relação aprovada pelo Conselho Editorial logo após o lançamento do livro do professor Daltro, já integrando as comemorações pelos 37 anos da Universidade. “O segundo título já se encontra pronto: é o livro de poesias Contemplações, de Inácio Loiola”, informou, acrescentando que todos os livros estão dentro do prazo e a Editora UFS programa lançar dois a cada mês. “Devo destacar a parceria com a Fundação Oviêdo Teixeira, sem a qual seria impossível manter o Programa Editorial da UFS”, disse.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais