Professores aceitam proposta e encerram greve nas universidades

Professores aceitam proposta e encerram greve nas universidades (Foto: Adilson Andrade/UFS)

Após quase dois meses de mobilização sindical, os professores das universidades federais aceitaram a proposta do Governo Federal e decidiram encerrar a greve. A informação foi divulgada neste domingo, 23, pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes). A Universidade Federal de Sergipe (UFS) estava com as atividades paralisadas desde o dia 13 de maio.

Em comunicado envidado à imprensa, o Comando Nacional de Greve destacou que o término da greve se dará oficialmente nesta quarta-feira, 26, após assinatura do termo de acordo junto ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

“Reunido em Brasília neste fim de semana, o Comando Nacional de Greve da Greve Docente Federal informa que, finalizada a sistematização dos resultados deliberados nas assembleias da base nos estados entre os dias 17 e 21 de junho, a categoria docente definiu pela assinatura do termo de acordo apresentado pelo governo, a ser realizada em 26 de junho, bem como pela saída unificada da greve a partir de tal data, até 3 de julho”, destacou a nota.

A proposta aceita pelos professores das universidades federais inclui aumentos salariais em 2025 (9%) e 2026 (3,5%), com variações nos percentuais para cada categoria profissional. Além disso, o acordo sugerido pelo governo inclui a revogação de uma portaria de 2020 que aumentou a carga horária mínima semanal para os docentes.

Servidores técnicos-administrativos

Além dos professores, os servidores técnicos-administrativos também aceitaram a proposta do Governo Federal e decidiram encerrar a greve. Eles estavam desde abril com as atividades paralisadas. Em comunicado enviado também neste domingo, 23, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) informou que os termos do acordo foram aceitos durante a realização da 193ª plenária da categoria. Por 89 x 15 as propostas enviadas pelo Poder Executivo Federal foram aceitas.

Ainda segundo o Sinasefe, a greve será suspensa oficialmente após as assinaturas dos termos de acordo junto ao Governo. A previsão é que a formalização ocorra ainda essa semana.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais