Professores da UFS aprovam indicativo de greve para maio

Professores participam de café da manhã na sede da Adufs (Fotos: Portal Infonet)

Professores da Universidade Federal de Sergipe estão em mobilização e já aprovaram em assembleia, um indicativo de greve para o próximo dia 15 de maio. A categoria realizou na manhã desta quinta-feira, 19, um café da manhã na sede da Associação dos Docentes da UFS (Adufs), como parte do calendário de mobilização em prol do Plano de Carreira, da recomposição salarial de 22,08% e da universidade pública, gratuita e de qualidade.

Segundo o vice-presidente da Adufs, Marcos Pedroso, além do café da manhã, houve a distribuição de uma carta aberta à toda comunidade estudantil. “No próximo dia 24, teremos o lançamento da revista Candeeiro e um fórum no auditório da entidade visando discutir o Plano Nacional de Educação (PNE), pois a educação é muito importante para o desenvolvimento do país. Nós precisamos de uma maior quantidade de aulas, de conteúdo para os nossos alunos”, ressalta.

Marcos Pedroso: "Piso menor do que o salário mínimo"

Marcos Pedroso destacou a importância da elaboração do Plano de Carreira dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. “Estamos lutando pela construção da carreira e melhores condições de trabalho. Atualmente um professor universitário de 20h recebe um piso salarial menor do que o salário mínimo. O salário melhor hoje, de um doutorado [em final de carreira] é de R$ 10 mil”, lamenta.

A mobilização desta quinta-feira, 19, aconteceu nos Campus São Cristóvão, Laranjeiras, Itabaiana, Lagarto e Campus da Saúde. Em 25 de abril será realizado o Dia de Paralisação Nacional, quando acontecem aulas públicas na Praça Fausto Cardoso e na Feira de Itabaiana, com a participação de professores, técnicos e estudantes. No dia 26, será realizada uma assembleia geral a partir das 9h30 no auditório da Adufs, para a avaliação das atividades.

Por Aldaci de Souza

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais