Professores da UFS farão ato público amanhã, 19

(Foto: Assessoria de Imprensa)

Os professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estão em greve desde 17 de maio. Hoje, 18, já completa um mês de greve e, até o momento, 55 instituições federais no Brasil se encontram com suas atividades paralisadas. Segundo dirigentes do Sindicato Nacional, o Andes, essa é uma das greves mais importante na história do movimento docente devido ao grande número de adesões em curto período de tempo.

Em todo o Brasil, os sinais de precariedade no Ensino Superior e a desvalorização do trabalho docente é evidente. Principalmente por conta dos aprofudamentos e limites do Plano de Reestruturação das Universidades Públicas (Reuni) implementado em 2008 pelo então Governo Lula. Contrapondo está situação, os Professores mobilizados reivindicam reformulação do piso para regime de trabalho de 20 horas, valorização dos diferentes regimes de trabalho e incorporação de gratificações.

As péssimas condições de trabalho também estão sendo denunciadas. Nos últimos dois anos, diversos cursos foram prejudicados por falta de estrutura, laboratórios, salas de aulas suficientes para o número de alunos, falta de restaurantes universitários, corpo docente insuficiente.

Nacionalmente, o ANDES juntamente com o Comando Nacional de Greve, está provocando os Ministérios do Planejamento e da Educação para fazer as mesas de negociação. No último dia 12, o Ministro da Educação, Mercadante, comunicou em reunião de negociação que o prazo para o Governo apresentar uma proposta de carreira é até o dia 19, amanhã.

Para tanto, os professores da UFS mobilizados na Greve Nacional das Instituições Federais farão um ato amanhã, 19, a partir das 8h, na praça Fausto Cardoso. "Universidades nas ruas" é o nome da atividade de amanhã que contará com a presença de repentistas, movimentos sociais, aula-pública e sindicatos do funcionalismo público. Paralelo a atividade, os Professores da UFS farão uma vigília em solidariedade aos professores que entrarão na mesa de negociação com o governo, em Brasília.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais