Professores do município de Pirambu questionam corte no salário

(Foto: facebook Governo Municipal de Pirambu)

A pendência salarial referente ao mês de maio e o 1/6 de férias vencidas dos professores, no município de Pirambu, foram quitadas na última quarta-feira, 10. A situação foi reportada pelo Portal Infonet. O pagamento dos débitos, no entanto, voltaram ser um ponto de reivindicação da categoria. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintese), o salário da categoria foi depositado sem o bônus de regência, um sequestro criticado pelos professores.

A gratificação de regência é um benefício de 16% em cima dos vencimentos de cada professor, para cada um daqueles que estão em plena atividade nas salas de aulas ou em unidades de ensino do município. Mesmo com as aulas paralisadas, em função da pandemia da Covid-19, os professores defendem o direito ao benefício. “Essa é uma gratificação que sempre é mantida em períodos de férias, em casos de afastamento do professor, e até após a aposentadoria. Então por que cortar agora?”, questiona a professora aposentada Maria Auxiliadora, que representa o Sintese na região do Vale do Cotinguiba.

A professora que represente o Sintese na região disse que os profissionais do magistério receberam a informação do corte no salário com surpresa. Por equivaler 16% do salário, para muitos, o impacto foi grande. A categoria pretende ter mais esclarecimentos da Prefeitura sobre o assunto.

Prefeitura de Pirambu

A Prefeitura de Pirambu esclareceu que ficam suspensos os pagamentos das Gratificações por Atividade Técnico-Pedagógica e de Regência de Classe, durante o período que perdurar a suspensão das atividades escolares no Município de Pirambu, previstas nos Arts. 32 e 33 do Plano de Carreira do Magistério.

A Prefeitura disse ainda que as gratificações mencionadas serão recolocadas, tão logo reiniciem as atividades escolares, tendo em vista que ambas as gratificações são devidas quando há o efetivo exercício da atividade pedagógica e efetivo exercício de regência de classe ou de atividade de turma nas unidades de rede de ensino oficial do Município.

Por Ícaro Novaes

A matéria foi alterada às 17h31 para acréscimo de nota enviada pela Prefeitura de Pirambu. 
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais