Professores se reúnem em protesto para cobrar o piso da categoria

Professores se reúnem em protesto para cobrar o piso da categoria (Foto: Jean Batista)

Os professores que integram o Sindicato da categoria em Sergipe (Sintese) se reuniram na manhã desta quarta-feira, 2, em frente ao Palácio dos Despachos, sede do governo estadual, para cobrar a atualização do piso da categoria. Segundo a entidade de classe, o Governo de Sergipe ainda não efetuou o pagamento atualizado do magistério.

O Governo Federal anunciou no final de janeiro um reajuste de 33,24% no Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica (PSPN). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o piso para 2022 será de R$ 3.845,63. Mais de 1,7 milhão de docentes serão beneficiados em todo o país, segundo projeção do MEC.

Roberto Silva, vice-presidente do Sintese (Foto: reprodução/ vídeo/ Sintese)

Embora o anúncio da atualização salarial do magistério tenha sido bastante comemorado pelos professores, um impasse em relação ao pagamento do piso por parte de governadores e prefeitos eclodiu uma agenda de manifestação. Na semana passada, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) emitiu uma nova orientando os prefeitos a não concederem o reajuste. A entidade defende o aumento apenas pelo INPC, valor bem abaixo do anunciado pelo Governo Federal.

“O intuito dessa manifestação é chamar atenção dos gestores de Sergipe. Tanto o governador do estado, quanto os prefeitos de todos os municípios. Nós não vamos aceitar qualquer intervenção dos gestores para nos negar o direito que está assegurado em lei, que é o reajuste do piso em 2022”, afirma o vice-presidente do Sintese, Roberto Silva.

Ainda segundo ele, o salário dos professores já vem sofrendo com a inflação, por isso é importante respeitar o aumento previsto em lei. “A Lei do Piso é de 2008. Portanto desde então os gestores vem cumprindo o pagamento do piso aos professores. E agora em 2022 tem essa orientação para não respeitar a lei, o que entendemos ser um completo absurdo”, destaca.

Roberto diz ainda que o Governo de Sergipe mudou a postura em relação ao pagamento do piso e, com isso, os professores não receberam em janeiro o valor atualizado os vencimentos. “O Governo de Sergipe todos os anos colocava um complemento para chegar ao valor do piso no mês de janeiro de cada ano. Em 2022, o salário dos professores da rede estadual foi pago sem esse complemento, o que é gravíssimo na nossa avaliação. Isso sinaliza que o governador Belivaldo está seguindo a mesma orientação dos prefeitos, que é dificultar o pagamento do reajuste do piso”, afirma.

Como é calculado o piso nacional

O valor do piso do magistério é calculado com base na comparação do valor aluno-ano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) dos dois últimos anos.

O valor aluno-ano é o valor mínimo estabelecido para repasse do Fundeb para cada matrícula de aluno na educação básica por ano. O repasse do Fundeb envolve recursos provenientes da arrecadação de estados e municípios e também da União, quando houver necessidade de complementação financeira.

Governo de Sergipe

Em nota, a Superintendência de Comunicação informou que o Governo de Sergipe está realizando estudos e deve enviar para Assembleia Legislativa um projeto de lei tratando das questões dos servidores públicos ainda dentro do mês de fevereiro.

por João Paulo Schneider 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais