Programa Centelha II recebe 211 propostas em Sergipe

Resultado com lista das 150 selecionados será divulgado até 5 de julho. (Foto: Fapitec)

Em Sergipe, a segunda edição do programa Centelha recebeu 211 ideias inovadoras, com um total de 573 participantes, de 17 municípios do estado. A lista com as 150 propostas selecionadas para a próxima fase será divulgada até o dia 5 de julho, no site da Fundação de Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/Se), responsável pela execução da iniciativa no estado.

O Programa Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI.

Nesta segunda edição do programa em Sergipe, a área de tecnologia social foi a recordista de proposituras, com 28,9% ou 61 propostas submetidas. Em seguida ficou a área de TI e Telecom, com 47 ideias inscritas, o que corresponde a 22,3% das submissões totais recebidas.

Funcionamento

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.

Ele contribuirá para o estabelecimento da ponte entre academia e indústria de Sergipe, já que muitas das ideias vêm de pessoas ainda na universidade, tanto de cursos de graduação como de pós-graduação. Além disso, o Centelha abriu espaço para participação de todos os cidadãos do Estado, tanto para inscrever suas ideias como para interagir com os empreendedores, e consolidou uma forte rede de apoio ao empreendedorismo inovador.

Por meio do site para obter mais informações sobre o programa e o Edital detalhado de cada um dos estados.

Etapas

As propostas selecionadas irão passar por três etapas. Na segunda fase, os 150 proponentes selecionados deverão elaborar seu projeto de empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances da sua ideia gerar um bom negócio.

A terceira fase, com 75 proponentes selecionados, consiste no desenvolvimento do projeto de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto.

Durante todas as etapas são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio. Ao final, até 23 projetos serão contemplados em Sergipe, cada um com até R$ 53.333,33 em subvenção econômica, mais R$ 26.000,00 mil, por projeto de inovação para concessão de bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, além de outros benefícios oferecidos pelos parceiros do programa. Ainda, durante um ano, essas empresas passarão por uma etapa de acompanhamento com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

Fonte: Ascom/Fapitec

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais