Programa Jovem Senador continua com inscrições abertas

0
Para participar, os estudantes devem elaborar uma redação com o tema “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”(Foto: Divulgação Seduc)

O Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), informa que continuam abertas até o dia 16 de agosto as inscrições para o Programa Jovens Senadores. As inscrições são voltadas aos estudantes do ensino médio, com idade até 19 anos em 31 de dezembro este ano, que queiram participar da edição de 2019 que queiram vivenciar um dia como parlamentar no Legislativo Federal.

Para participar, os estudantes devem elaborar uma redação com o tema “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”. Os autores das 27 melhores redações – um por unidade da Federação – serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, no período de 25 a 30/11/2019, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos Senadores da República. Nesta vivência legislativa os alunos estarão acompanhados de seus respectivos professores-orientadores.

O Programa Jovem Senador conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), e o apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. Tem como objetivo estimular nos estudantes do ensino médio a fazer uma reflexão sobre política, democracia e exercício da cidadania.

O Jovem Senador é um projeto anual que incentiva a participação cidadã dos jovens oferecendo uma experiência de vivência política no Parlamento. Por meio de um concurso de redação nacional, o projeto seleciona os melhores textos de estudantes de até 19 anos do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso, e em 2019 o tema é “Orçamento Público: Sua participação tem valor”.

Durante todo período de inscrição, a Seduc, através da Assessoria Internacional, estará fazendo a divulgação em diretorias regionais, em colégios, junto aos professores, inclusive àqueles que estão participando do Programa Missão Pedagógica no Parlamento/CEFOR/Câmara dos Deputados, e também através dos meios de comunicação disponíveis. Além disso todas as escolas que possuem turmas de Ensino Médio, em todas as suas modalidades, estarão recebendo via Correios, o material de divulgação da equipe nacional do Programa Jovem Senador.

“Acreditamos ser muito importante que o aluno do ensino médio reflita e amadureça sobre o seu papel social no município, no estado, no Brasil. Além disso, a participação do aluno neste concurso de redação também contribui bastante para a preparação para o Enem, através das informações que adquire sobre o tema, bem como no estudo das técnicas de elaboração da redação”, disse a Coordenadora Estadual do Programa Jovem Senador, professora Nádia Cardoso.

As redações deverão ser encaminhadas até 16 de agosto, via Correios, para a Assessoria Internacional/Seduc, av. Murilo Dantas   nº: 881, galeria Farol Center, sala nº 30   bairro: Farolândia, Aracaju/SE, CEP: 49032-490, fone 3253-8112. As redações só serão válidas se a data do carimbo dos Correios for até 16 de agosto de 2019!

Para encontrar todo o material, regulamento, vídeos e demais informações sobre do Jovem Senador 2019 9 acesse o site www.seduc.se.gov.br, na  tarja verde – JOVEM SENADOR –  e click no  link https://www12.senado.leg.br/jovemsenador

Fonte: Seduc

Comentários