Programa Saúde na Escola da SEED adere a campanha Outubro Rosa

Com o tema “Prevenir é Preciso”, o evento teve como objetivo promover ação de prevenção direcionada a saúde das mulheres (Foto: Janaína Santos)

Servidoras e servidores a Secretaria de Estado da Educação participaram na manhã desta segunda-feira, 22, do Outubro Rosa no Programa Saúde na Escola. A ação foi promovida pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), na sala Escola Legislativa Municipal da Galeria Farol Center, em Aracaju.

Com o tema “Prevenir é Preciso”, o evento teve como objetivo promover ação de prevenção direcionada a saúde das mulheres. “Esse é um dia importante para fazer com que as mulheres tenham mais informações, e os homens também. Eu, por exemplo, aprendi muitas coisas que não sabia sobre o câncer de mama e outras doenças. É uma iniciativa muito interessante”, afirmou o diretor do Dase, Fábio Leite.

A coordenadora do PSE, Márcia Furlan, explicou que é de grande importância despertar nas mulheres a iniciativa de se auto-conhecer. “As mulheres geralmente têm o cuidado com o outro, mas acabam não cuidando de si mesmas. É preciso que tenham esse olhar sobre o conhecimento do próprio corpo e poder detectar alguma alteração, podendo chegar mais precocemente ao diagnóstico de alguma doença”, disse.

Ações

No primeiro momento, estagiárias de Enfermagem da Divisão de Projetos do Programa Saúde na Escola fizeram uma abordagem sobre o câncer de mama, a importância do auto-exame e do auto-conhecimento por parte das mulheres. Elas mostraram ainda que o câncer de mama também pode ser desenvolvido pelos homens.

Logo depois, alunos do curso de Biomedicina da Universidade Tiradentes expuseram informações sobre o HPV e mostraram um kit pedagógico desenvolvido por eles para mostrar a importância da prevenção.

Já no terceiro momento, uma estagiária de Nutrição do Conselho de Alimentação Escolar da Seed falou sobre a importância da alimentação na prevenção do câncer. “Queremos tirar o estigma de que os adultos já têm todo tipo de informação e que nosso foco é apenas os estudantes. Quando trouxemos essas informações aqui, vimos que muitos não sabiam, e algumas pessoas ficaram até com vergonha de tirar algumas dúvidas. Essa é uma manhã de informações para mostrar que prevenir é preciso”, explicou Lívia Amorim, técnica do PSE.

A assessora do Dase, Tatyane Freitas, também assistiu à palestra e falou sobre a importância dessa ação. “A gente sempre precisa saber sobre a prevenção e nos conscientizarmos sobre as doenças. Esse é um momento impar para nós. Gostei de aprender através de um jogo interativo, pois isso mostra que somente a teoria não basta, a parte prática é de essencial importância”, declarou.

Fonte: SEED 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais