Projeto busca relatos de desafios educacionais trazidos pela pandemia

Professora Ana Márcia Barbosa, do Colégio de Aplicação da UFS (Foto: Arquivo pessoal)

Quatro professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estão participando da equipe do Projeto Nacional ‘Arquipélago de Memórias’, a convite da Universidade Federal de Goiás (UFG). Com o intuito de colher depoimentos orais de trabalhadores da educação, alunos, pais e responsáveis, a atividade de extensão coleta relatos sobre o cotidiano duranta a pandemia, voltado aos desafios e experiências educacionais que estão sendo vividas neste momento.

Entre os membros do projeto, a professora Ana Márcia Barbosa, do Colégio de Aplicação da UFS, explica que, posteriormente, os relatos serão utilizados em pesquisas acadêmicas. “Esses relatos serão colocados numa cápsula eletrônica, armazenados durante cinco anos e só serão analisados em pesquisas acadêmicas em 2025, num período pós-pandemia”, diz ela. Também fazem parte do projeto os professores João Paulo Gama (UFS-Ded), Roselusia Morais (UFS-Ded) e Rosimeire Marcedo (UFS-Ded).

O intuito do projeto é reunir histórias reais sobre as adaptações que estão sendo vividas na pandemia, colaborando futuramente com estudos de áreas distintas da educação. “Esse é um momento novo que o mundo vivencia, com novas formas de lidar com a educação remota e queremos entender isso a partir desses relatos sobre histórias de superação, reeducação e, inclusive, da aproximação de famílias por meio desse contato mais próximo”, destaca a professora.

A iniciativa envolve professores de cursos relacionados à educação, mas os interessados em contar suas histórias podem atuar em qualquer área, sendo pais, responsáveis, estudantes do ensino fundamental, médio ou superior. A identificação é opcional e os depoimentos podem ser enviados virtualmente, como citado no site do programa.

Além das informações disponíveis no site, as dúvidas sobre o projeto podem ser esclarecidas pelo e-mail arquipelagodememorias2020@gmail.com

Por Juliana Melo e Ícaro Novaes

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais