Projeto Consciência no Manguezal recebe apoio da Emsurb

(Foto: Ascom Emsurb)

O Parque Augusto Franco (Sementeira) receberá nos dias 22 e 23 de março, a partir das 8h, atividades do Projeto Consciência no Manguezal. A iniciativa da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), tem por objetivo sensibilizar a população quanto à conservação dos manguezais, mais especificamente do Parque Ecológico Tramanday, localizado no bairro Jardins.

Coordenado por 25 estudantes de Biologia da UFS, o evento faz parte das ações de comemoração dos 40 anos do curso e integra o cronograma de campanhas educativas promovidas pela Emsurb em prol da preservação do Parque Ecológico Tramanday. A equipe da empresa pública será composta por agentes ambientais e assessores técnicos.

"A parceria com a Universidade proporciona um conhecimento com respaldo acadêmico à população aracajuana, além de incentivar a pesquisa in loco aos futuros profissionais em formação pelo curso de Biologia/UFS. A Emsurb apoia iniciativas deste tipo sempre almejando o bem-estar de todos", disse a assessora técnica da Emsurb, Adenilde Gama.

O Consciência no Manguezal trará exposição com espécimes da flora e da fauna, amostras de solo e dos impactos ambientais no manguezal, além de oficinas – de argila, reciclagem e produção de mudas – e jogos didáticos, como o Trilhando o Manguezal. Jogo que consiste em uma grande trilha na qual os participantes responderão questões sobre a fauna, flora e as relações ecológicas deste ecossistema. No primeiro dia, o público-alvo será de estudantes do ensino fundamental e no segundo dia será aberto ao público em geral.

De acordo com o supervisor do Programa e coordenador das Práticas de Ensino de Biologia da UFS, Acácio Pagan, as comemorações pelas quatro décadas do curso começaram no início do ano com uma exposição no Shopping Jardins, sendo continuada com o Consciência no Manguezal e em breve com outra exposição no Shopping Riomar. "A parceria com a Emsurb nesse projeto é importante tanto para a população, que ganhará informações acerca do manguezal e de como preservá-lo, quanto para a prática e pesquisa que os alunos poderão realizar durante os dias de evento", disse o supervisor.

Treinamento

No dia 20 de março, os agentes ambientais receberão treinamento dos coordenadores do projeto, com conceitos básicos de ecologia e de impacto ambiental com foco no Tramanday. Ao mesmo tempo serão apresentados a ecologia do ecossistema e o processo de devastação do local. A intenção é disseminar e possibilitar o pensamento conjunto de alternativas de recuperação do Parque. Os participantes receberão certificados ao final do curso.

Fonte: Ascom Emsurb

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais