Projeto ‘Saebinho’ estreia na Escola Estadual Poeta Garcia Rosa

A aula show do SAEB, que apresenta os conectores com MetodologiasAtivas, passará por diversos municípios brasileiros (Foto: Assessoria de Imprensa)

O professor Fabiano Oliveira acaba de lançar o mais novo projeto pedagógico: o ‘Saebinho’. Aula show montada para estudantes do Ensino Fundamental com o objetivo de alavancar os índices do IDEB das escolas participantes dos municípios brasileiros, o ‘Saebinho’ estreou com sucesso na Escola Estadual Poeta Garcia Rosa. Nele, o mestre sergipano, que é capacitado pelo Ministério da Educação e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), apresenta uma série de exercícios, dinâmicas e músicas que dialogam diretamente com a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

Fabiano relata que as notas das escolas são baixas porque os alunos não têm consciência da importância de fazerem a prova com responsabilidade, visto que, muitos deixam a prova em branco. Para mostrar outras dinâmicas, o mestre que já é uma referência nacional quanto às metodologias para o Enem, inovou mais uma vez e formatou a aula que tem por objetivo dialogar diretamente com as crianças do 5º e 9º anos.

Com uma linguagem simples, os conteúdos do SAEB são ministrados pelo professor, fazendo com que os alunos entendam o que será cobrado na prova. “O objetivo é familiarizar o aluno com os tipos de questões e explicar os motivos pelos quais eles devem fazer a prova com empenho. Acredito que somado à falta do domínio de leitura e escrita, esses sejam os motivos de resultados negativos, de modo geral”, diz o professor Fabiano Oliveira.

Diante do sucesso, ele pretende fazer uma turnê por diversos estados brasileiros, apresentando novas formas de ensinar e aprender, fazendo acontecer o diálogo entre os conteúdos da BNCC e o “Chão da escola”. “Os ingredientes do Saebinho são conteúdos, interação, engajamento e aprendizagem. É uma aula com ‘Eduentretenimento’, ou seja, o objetivo é pedagógico, mas, o caminho para levar a informação é a linguagem usada no entretenimento”, destaca.

Secretarias de Educação

Para o professor, o resultado tem sido fantástico e a aceitação por parte dos alunos que assistem à aula show dão a resposta da importância do projeto para as Secretarias de Educação. “O Saebinho é o meu bebê! Fiz a primeira aula show para mais de 1.000 crianças no início do ano e nessa reestreia pude notar o quanto as crianças precisam de encontros como estes. O foco dos projetos pedagógicos acabam sendo somente paro o Enem e os pequenos ficam sem os destaques que merecem. O Saebinho chegou para rodar o Brasil com inovação e objetivos pedagógicos”, afirma o professor Fabiano Oliveira.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais