Projovem Urbano abre inscrições para estudantes

(Fotos: Walter Martins)

Estão abertas desde a última quinta-feira, 15, até 30 de abril, as inscrições para estudantes que desejam participar do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o Projovem Urbano. O objetivo principal do programa, coordenado pela Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), é levar formação básica para jovens de 18 a 29 anos, que ainda não concluíram o Ensino Fundamental.

O programa é responsável por estimular a participação cidadã e qualificar profissionalmente o aluno, que ao final do curso recebe um certificado de formação inicial. Este ano, cerca de mil e cinquenta vagas estão sendo disponibilizadas em 5 escolas municipais. Para se inscrever, o aluno deve ter entre 18 e 29 anos e ser alfabetizado. Os documentos necessários são original e cópia da Carteira de Identidade, do CPF e do comprovante de residência, além do histórico escolar. Ao se inscrever o aluno receberá gratuitamente a camisa do curso, livros e agenda do estudante. Matriculado e frequentando regularmente o curso, o aluno também recebe um auxílio mensal no valor de R$ 100,00.

Os pontos de inscrição funcionarão das 8h às 12h e das 14h às 17h, no prédio da Semed, localizado na avenida Pedro Paes Azevedo, 761, bairro Grageru, e no horário comercial nas unidades de ensino que recebem o programa.

Importância

Em Aracaju, as atividades são realizadas em vários espaços diferentes, entre eles, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) José Antônio da Costa Melo, José Carlos Teixeira, Oviêdo Teixeira, General Freitas Brandão, Olavo Bilac e Diomedes Santos Silva.

De acordo com o coordenador executivo municipal do Projovem Urbano, Júnior Trindade, o programa é de extrema importância para os jovens aracajuanos. “O Projovem, além de promover a conscientização dos alunos, proporciona que estes tenham a oportunidade de obter uma qualificação profissional, permitindo que, futuramente, eles tenham a capacidade para concorrer às vagas que o mercado de trabalho oferece”, conta.

Programa

O programa é constituído por ciclos de três meses cada. Ao todo, o curso tem 2.000 horas de duração, distribuídas em 18 meses. Além da conclusão do Ensino Fundamental, formação profissional inicial e atividades de participação cidadã, é concedido um benefício mensal para aqueles que cumprem todos os requisitos de frequência, com o mínimo de 75% de comparecimento e desempenho na elaboração de trabalhos.

Além da educação regular, com disciplinas como Matemática, Inglês, Ciências Naturais, Língua Portuguesa e Humanas, o Projovem oferece ainda aos seus alunos uma qualificação inicial em três diferentes áreas profissionais, para que o jovem possa escolher qual delas deseja conhecer melhor. São elas: Turismo, Alimentação e Telemática e atividades de participação cidadã, que envolvem a elaboração de um projeto que traga abordagens a respeito da comunidade onde o jovem está inserido.

Fonte: AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais