Psicólogo lança nesta sexta-feira livro em Aracaju

(Foto: Ascom)

Na noite desta sexta-feira, 16, às 19h30, o psicólogo Luiz Ricardo Vieira Gonzaga lança o livro “O Estresse da Escolha Profissional em Estudantes”. O lançamento será realizado na livraria Saraiva no Shopping Riomar, bairro Coroa do Meio.

O livro é fruto de pesquisa de mestrado do autor, revelando a relação entre a vocação (perfil de interesses), a escolha profissional e o estresse nesse processo. Tem como base empírica testes aplicados e a análise categorial levantada através das respostas subjetivas de uma amostra de estudantes do ensino médio de uma escola privada do interior de São Paulo (SP). As conclusões apontam a incidência de estresse nos jovens (72,97%), sendo a mulher com índice maior (70,37%).

A prevalência é dada também aos sintomas psicológicos (42,24%) e a prevalência de convergência entre o perfil profissional e a escolha do candidato (56,76%), enfatiza que interesses profissionais são importantes no sucesso acadêmico.

Luiz Ricardo Vieira Gonzaga é mestre, pela PUC-Campinas (2011), e doutorando em Psicologia, pela PUC-Campinas (2012-2016). É Licenciadoem Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba, pela UFPB (2004), especialista em Psicologia Clínica, pela USP (2006), e Administração de Empresas, pela FGV/SP (2009).É participante do grupo de pesquisa avaliação psicológica de potencial humano na linha de pesquisa instrumentos e processos em avaliação psicológica no doutorado de Psicologia como Profissão e Ciência da PUC-Campinas. É membro associado e certificado pela Federação Brasileira de Terapeutas Cognitivos do Brasil (FBTC, 2015), tendo experiência profissional nas áreas de Saúde Mental, Orientação Profissional, Terapia Cognitivo-Comportamental, Coping, Ansiedade, Ansiedade de Provas e Estresse.

Com informações da assessoria de imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais