Reitor da UFS recebe cidadania aracajuana

Honraria foi aprovada por todos os 24 vereadores da capital sergipana, em virtude da trajetória profissional e do bom trabalho à frente da universidade federal desde 2021 (Foto: China Tom)

O reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Prof. Dr. Valter Joviniano de Santana Filho, é agora, de fato, cidadão aracajuano. Ele recebeu o título da Câmara de Vereadores de Aracaju na última quarta-feira (15), em solenidade bastante prestigiada, realizada no plenário da Casa Legislativa municipal. A honraria foi proposta pelo vereador Pastor Eduardo Lima, e aprovada por unanimidade pelos vereadores.

Dr. Valter Joviniano é soteropolitano, vive na capital sergipana há 22 anos e é professor da UFS desde 2009. Em setembro de 2021 ele recebeu da Assembleia Legislativa de Sergipe o título de cidadão sergipano, cujo projeto de autoria da homenagem foi feito pela deputada estadual Goretti Reis. Emocionado, o Reitor da UFS agradeceu à Câmara por ter aceitado a propositura feita pelo Pastor Eduardo Lima, e contou que receber a cidadania aracajuana é a realização de mais um sonho.

“Amo Aracaju e já a considerava como minha cidade também, afinal de contas, aqui construí minha carreira profissional e minha família, que é o meu maior tesouro. Esse não é apenas um título de cidadania, é também o reconhecimento pelo trabalho que temos desenvolvido à frente da UFS, que tem como foco a construção de uma sociedade ainda melhor, baseado no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Reafirmo meu compromisso em ajudar a formar cidadãos críticos, éticos e comprometidos com o bem social”, declara o Reitor.

O presidente da sessão solene e propositor do título, o vereador pastor Eduardo Lima, destacou a trajetória profissional do Prof. Dr. Valter Joviniano, e o papel da UFS enquanto “instituição de transformação e de esperança para a sociedade sergipana”.

Sobre o homenageado

 Graduado em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes, é mestre e doutor em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (USP). Integra o quadro permanente da universidade desde 2009, é credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da instituição, e participou da criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, do qual também é membro efetivo.

De 2010 a 2013 atuou na equipe diretiva do Campus de Lagarto, tendo sido Diretor Acadêmico Pedagógico responsável por coordenar a implantação do currículo acadêmico de todos os cursos do campus.

Em 2013 foi nomeado Diretor Administrativo da unidade e, no final daquele mesmo ano, assumiu a assessoria do gabinete do Reitor da UFS, onde permaneceu até 2015, quando voltou à Lagarto para ser o Superintendente do Hospital Universitário (HUL), transformando a unidade em referência no interior sergipano no atendimento à população em diversas especialidades.

Em 2019 assumiu a vice-reitora da UFS, e em 2020, com o surgimento da pandemia do novo coronavírus, também desempenhou o cargo de coordenador do Comitê de Prevenção e Redução de Riscos frente à infecção pelo vírus. O grupo obteve destaque na sociedade sergipana em virtude do grande apoio dado aos governos locais no combate e prevenção à COVID-19. Em 2021, após eleição, assumiu o cargo de Reitor da Universidade Federal de Sergipe.

Professor e pesquisador

O Prof. Dr. Valter Joviniano de Santana Filho também é pesquisador científico com atuação nas linhas de pesquisa “Regulação cardiocirculatória – modelos de hipertensão” e “Mechanisms of baroreceptor activation and factors determining sympathetic nerve activity in normal and pathologic states including hypertension, atherosclerosis and aging”.

Integrou o laboratório do Professor Mark W. Chapleau na The University of Iowa, nos Estados Unidos, onde adquiriu novas técnicas científicas que são utilizadas nos projetos desenvolvidos na área de atuação, e possui publicações de artigos em revistas científicas indexadas de amplitude internacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais