Reunião garante ampliação de vaga de jornalista em concurso da Câmara

A carga horária também será reduzida para 25h (Foto: Bruno Almeida)

Em reunião na Câmara Municipal de Aracaju, com o presidente Nitinho Vitale, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (SINDIJOR-SE), Edmilson Brito, e o ex-presidente e atualmente diretor de Imprensa e Comunicação da entidade sindical, Paulo Sousa, cobraram do presidente da Câmara de Vereadores a ampliação do número de vagas no concurso para o cargo de jornalista, bem como a adequação da carga horária.

Ficou deliberado pelo presidente da Câmara que a carga horária de 40 horas por semana, prevista no edital do concurso, será reduzida para 25h em respeito a Lei Federal 972, que regulamenta a profissão de jornalista no Brasil. Também em respeito ao que ficou acordado em 2018 com a direção do Sindijor, Nitinho determinou a ampliação das vagas, passado de apenas uma vaga para três, além de cadastro de reserva.

“Foi um equívoco a divulgação do edital com essas falhas, mas já estou determinando à presidente da comissão do concurso a imediata correção, cumprindo a carga horária exata que a lei do jornalista determina. Também estou determinando que aumente o número de vagas para jornalista, saindo de uma para três vagas e mais o cadastro de reserva. Assim, cumpro com o que acordamos lá atrás, em 2018 com o Sindijor, que foi a criação do cargo de jornalista na casa e a inclusão desses profissionais no concurso”, disse Nitinho em reunião com a direção do sindicato.

Para o presidente do Sindijor, Edmilson Brito, a confirmação da carga horária de acordo com a lei do Jornalismo e a ampliação das vagas reforçam o compromisso da entidade com o fortalecimento da categoria.

“O diálogo é importante e deve prevalecer sempre, tanto que conseguimos reduzir a carga horária de 40h para 25h e ampliamos as vagas, saindo de uma para três. Tudo isso é fruto do trabalho sério e comprometido com a valorização dos jornalistas e do Jornalismo. O próximo passo agora é a preparação dos colegas jornalistas através de um cursinho que estamos oferecendo e que já está com as inscrições abertas no sindicato. Os interessados devem ligar para o telefone: 3043-8007 ou ir diretamente ao sindicato”, comemora Edmilson.

A reuniu com o presidente Nitinho também contou com a presença do jornalista Bruno Almeida, coordenador da TV Câmara e ex-diretor do Sindijor.

O concurso para jornalista da Câmara é mais uma conquista histórica do Sindijor, que também conseguiu incluir vagas para jornalista no concurso realizado em 2018 pela Assembleia Legislativa de Sergipe.

Fonte: Sindijor

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais