Salesiano: 100 anos de atividade em Aracaju

Salesianos em festa: 100 anos em Aracaju (Fotos: Portal Infonet e Arquivo do Colégio)

Março é o mês de aniversário do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, uma congregação que une o aprendizado aos ensinamentos de D. Bosco, na cultura do amor, da religião e da razão, considerado como sistema preventivo para dotar o ser humano de conhecimento e ideais, em contraposição ao sistema repressivo predominante à época.
“O sistema preventivo de D. Bosco é calcado na Religião, na Razão e na Amarevoleza, que é uma expressão italiana que significa Amor”, explica o coordenador de ensino do Colégio, Mário Jorge Cruz, que é ex-aluno da instituição.

Neste 2012, o Colégio Salesiano, de Aracaju, completa exatos 100 anos de fundação com a missão de educar evangelizando e de evangelizar educando, numa filosofia que contempla seus 1,1 mil alunos. “E aqui é como se fosse uma família, a gente aprende e vivencia, colocando todo o aprendizado em prática”, resume a estudante Gabriela Maria Araújo Costa, que cursa o segundo ano do ensino médio e, neste ano, se tornou líder religiosa, com foco a cultuar o respeito e a união entre os colegas.

Histórico

Mário Jorge: de aluno a coordenador de ensino

No final do século XIX, chegaram ao nordeste brasileiro os Salesianos de D. Bosco – como ficaram conhecidos os adeptos da congregação religiosa da Igreja Católica Apostólica Romana fundada por São João Bosco em 1859 e aprovada pelo Papa Pio IX no ano de 1874.

Em 1902, os Salesianos de D. Bosco se instalaram em Sergipe, ocupando uma área na comunidade Tebaida, no município de São Cristovão, a 18 km de Aracaju, com a aprovação do Monsenhor Olímpio Campos, então governador da província.

No dia primeiro de março de 1912, os Salesianos de D. Bosco fundaram o Colégio no Centro de Aracaju. A grande demanda fez com que os Salesianos de D. Bosco optassem por uma área maior e se mudaram para o Bairro Cirurgia, onde a instituição de ensino está instalada atualmente. No início, houve dificuldades devido à distância do bairro e ao isolamento da área, mas os desafios foram superados com o nível do ensino dos Salesianos à época, que se mantém na mesma tendência nos dias atuais.

A Igreja onde funcionava efetivamente o Colégio

A Câmara de Vereadores de Aracaju está agendando sessão especial para recepcionar os diretores do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora e fazer uma homenagem aos 100 anos da atividade em Aracaju.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais