Secretaria de Educação abre inscrições para curso de Libras

As inscrições tiveram início nesta segunda-feira, 8, e se encerrarão quando forem preenchidas todas as 30 vagas por turma (Foto: SEED)

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), abriu inscrições para o Curso Básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais). As inscrições tiveram início nesta segunda-feira, 8, e se encerrarão quando forem preenchidas todas as 30 vagas por turma.

O curso oferecerá o Módulo II, com uma turma cujas aulas acontecerão nas segundas e quartas-feiras pela manhã; e o Módulo IV, com duas turmas, sendo uma com aulas nas terças e quintas-feiras pela manhã e outra no sábado pela manhã.

Após o preenchimento de todas as vagas, serão formados cadastros de reserva. As aulas do módulo II terão início no dia 15 de outubro. Já o módulo IV iniciará no dia 16 de outubro (turma das terças e quintas-feiras) e dia 20 de outubro (turma do sábado).

De acordo com a coordenadora do CAS, Tálita Cavalcanti, podem se inscrever quaisquer pessoas interessadas em aprender Libras. Ela lembra ainda que, para estudar no módulo II, o candidato precisa ter passado pelo módulo I; e para estudar no módulo IV, precisa ter estudado o módulo III.

Quem já frequenta o curso, basta fazer a inscrição. Já quem nunca frequentou o curso, é preciso apresentar um certificado com o conteúdo equivalente ao módulo anterior ao que pretende estudar, a fim de ter sua inscrição efetivada.

Tálita Cavalcanti ressalta a importância do curso para todos. “É uma forma de dar acesso às pessoas surdas. Quanto mais pessoas de diversas áreas diferentes aprenderem a se comunicar com os surdos, mais acessível nossa sociedade se tornará. Servidores que trabalham em repartições públicas, por exemplo, poderão estar habilitados a atender qualquer pessoa surda, se for necessário”, disse.

Matrícula

O resultado será divulgado no site da Seed no dia 11 de outubro. Os inscritos deverão efetuar a matrícula no primeiro dia de aula, no Colégio Estadual 11 de Outubro, onde o curso será realizado. “Quem não se apresentar no primeiro dia de aula para efetuar a matrícula será considerado desistente, e sua vaga passará para o candidato excedente”, explicou Tálita.

O módulo II terá 60 horas/aula e o módulo IV, 70 horas/aula. Ao final do módulo, os alunos passarão por uma avaliação, em que serão analisadas habilidades como Compreensão, Fluência e Conhecimentos Teóricos.

Fonte: SEED

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais