Seduc promove colóquio de Emancipação Política de Sergipe

0
A transmissão ocorrerá no horário das 15h às 17h, por meio do canal do YouTube Educação Sergipe. (Foto: Ascom/Seduc)

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Arquivo Público de Sergipe (APES), realizará nesta quarta-feira, 7, o Colóquio “201 anos de Emancipação Política de Sergipe: O que nos torna sergipanos?”.  O tema objetiva percorrer por reflexões acerca do processo histórico ao se aproximar a data que se refere ao tema proposto. A transmissão ocorrerá no horário das 15h às 17h, por meio do canal do YouTube Educação Sergipe, e todos os interessados podem participar.

Como instituição de guarda e preservação de patrimônio e memória documental do Estado de Sergipe, o Arquivo Público apresenta o colóquio com a participação de professores da área, Dr. Samuel Barros De Medeiros Albuquerque, da Universidade Federal de Sergipe (UFS); e Jairton Peterson Rodrigues Dos Santos, professor-articulador do curso preparatório para vestibulares da Seduc, o Pré-Universitário.

Com a finalidade de promover uma reflexão sobre o sentido da emancipação política, que reverbera nas concepções de sociedade, cultura, economia, política e identidade do nosso estado, o Arquivo Público também visa não somente apresentar leituras acerca do tema, como também ampliar o debate sobre o processo histórico em questão por meio da pesquisa e das experiências de prática docente.

De acordo com a diretora do APES, Sayonara Rodrigues do Nascimento Santana, que também mediará o colóquio, o tema foi escolhido visando a proporcionar uma reflexão sobre a emancipação política de Sergipe, a partir de dois olhares: o de um pesquisador da história de Sergipe e o de um professor de história que atua na educação básica.

“A partir disso, concretiza-se uma proposta de estabelecer uma conexão entre a pesquisa e o ensino de História, que contribui para o diálogo entre a universidade, a escola e o Arquivo Público do Estado de Sergipe, que é guardião da  memória e representante da nossa sergipanidade”, pontuou a diretora Sayonara Rodrigues. Acompanhe no link: https://www.youtube.com/watch?v=iRe0aVYPprU

Fonte: Ascom/Seduc
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais