Seduc segue com campanha de devolução do Livro Didático

Estudantes precisam procurar as escolas onde estão matriculados e efetivar a devolução. (Foto: Ascom/Seduc)

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) segue em campanha para devolução dos livros didáticos, com o tema ‘O seu livro didático é o futuro de alguém’. Direcionada aos alunos, pais e responsáveis, a ação pode ser acompanhada nas redes sociais da Educação Sergipe e das escolas e tem como objetivo sensibilizar os estudantes quanto à importância da reutilização dos materiais, bem como promover a celeridade na redistribuição entre a comunidade estudantil.

O coordenador da Divisão de Apoio à Leitura e Gestão do Livro da Seduc, Marcus Vinícius Melo dos Anjos, explica que cada instituição escolar tem o próprio prazo, mas a Seduc orienta que o processo deva ser concluído até o dia 30 de janeiro de 2022. Para tanto, os estudantes precisam procurar as escolas onde estão matriculados e efetivar a devolução.

Segundo Marcos Vinícius, existem alguns detalhes que precisam ser observados quanto aos livros que precisam ser devolvidos e aqueles que podem continuar com os estudantes. “Os livros dos anos iniciais, do 1º ao 5º ano, são consumíveis, portanto não precisam ser devolvidos agora. Já os livros do 6º ao 9º ano não são consumíveis, tornando necessária a devolução para que os estudantes do próximo ano possam reutilizá-los”, disse.

Novo Ensino Médio 

Diante da implementação do Novo Ensino Médio durante o ano letivo de 2022, algumas mudanças ocorreram sobre o material didático a ser utilizado pelos estudantes. No Novo Ensino Médio os livros deixam de ser disciplinares, ou seja, por componente curricular, e passam a ser por área de conhecimento. O livro por área de conhecimento de Ciências Humanas, por exemplo, abrange as ciências de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Como a escolha dos livros foi realizada no ano passado, as escolas estão recebendo-os por área de conhecimento para o primeiro ano de uso. Porém, o Novo Ensino Médio está sendo implementado de forma gradual, ou seja, somente a 1ª série terá a disposição o material didático por área de conhecimento, mantendo as 2ª e 3ª séries com os livros disciplinares que precisam ser devolvidos.

Fonte: Ascom/Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais