Seed desenvolve ações pela melhoria do ensino em Sergipe

(Foto: Ascom Seed)

O Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, vem realizando importantes investimentos na política educacional da rede. Reformas e ampliações foram e estão sendo realizados em dezenas de unidades escolares em todo o estado. Esses investimentos se verificam também na valorização dos profissionais da educação. Sergipe paga o melhor salário do Nordeste e um dos cinco melhores salários do Brasil. Mais de 95% dos seus professores são, no mínimo, graduados e, anualmente, vários cursos de formação continuada são ofertados para os docentes dos diferentes níveis e modalidades de ensino.

No entanto, os índices educacionais, a exemplo do IDEB, informam que, em Sergipe, os níveis de aprendizagem dos estudantes estão aquém dos esforços conjuntos de professores, gestores e governo.

As análises dos dados produzidos pela rede tais como os índices de aprovação/reprovação, evasão/abandono, percentual de distorção idade/série e a experiência exitosa que a Secretaria vem obtendo com a universalização do ensino estruturado, nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental, sinalizam que nossos fracassos e tímidos avanços estão relacionados, fundamentalmente, com a frágil política de gestão pedagógica que predomina nas escolas e, portanto, na rede.

Capacitação

Objetivando qualificar a política de gestão educacional da rede estadual e fortalecer cada escola, enquanto ambiente de aprendizagem, o governo do estado, com a colaboração de um especialista em gestão educacional, com vasta experiência comprovada, para oportunizar aos gestores e docentes sergipanos um espaço de discussão e de construção de tecnologias pedagógicas caracterizadas pelo “Compromisso de Gestão”.

O trabalho visa capacitar gestores e docentes com vistas ao planejamento, diagnóstico e avaliação permanente da atividade educacional. Desde o início dos debates, a SEED tem oportunizado a todos aqueles que fazem a rede estadual de Sergipe o espaço necessário para construir conosco esse projeto. Inclusive, antes mesmo do inicio do efetivo trabalho da consultoria, a diretoria do SINTESE foi convidada para conhecer a proposta, bem como sua metodologia de trabalho, no entanto, recusou-se debater o tema.

Diretrizes

Em respeito ao estudante e às suas famílias e por acreditar na capacidade de todos os seus servidores de construírem, democraticamente, uma educação de qualidade que corresponda aos investimentos feitos pela sociedade sergipana, a SEED informa que continuará com o firme propósito de cumprir sua função legal de estabelecer diretrizes, normatizar sua política educacional, acompanhar e avaliar o projeto pedagógico que coordena. Espera por fim, que aquele que queira contribuir para qualificar o ensino ofertado em nossa rede participe, de forma respeitosa e democrática, e traga sua contribuição.

Fonte: Ascom Seed

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais