Seed realiza 1° Reunião de Educação Ambiental de 2012

Reunião de educação ambieental (Foto: Eugênio Barreto/SEED)

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoveu na manhã desta segunda-feira, 26, a 1° Reunião de Educação Ambiental de 2012 . Participaram os coordenadores de educação ambiental das Diretorias Regionais do Estado e os membros da comissão organizadora estadual. Essa reunião é promovida pelo Núcleo de Educação da Diversidade e Cidadania, por meio da Coordenação de Educação Ambiental, e tem como objetivo articular a comissão organizadora de Sergipe e os coordenadores de educação ambiental das DREs para mobilizar e sensibilizar quanto as ações da 4° Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que nesta edição traz como temática: "Construindo Escolas Sustentáveis".

Maria da Conceição Silva Cruz, coordenadora de Educação Ambiental no NEDIC, explica que a proposta visa trabalhar a sustentabilidade socioambiental, envolvendo a gestão participativa e valorizando os sujeitos envolvidos no processo da escola e do entorno. "O currículo escolar deve ser contextualizado e tratado como um tema transversal. Vamos trabalhar com a questão de edificações que envolvem pontos como infraestrutura física, adequação da ventilação, aproveitamento de água de chuvas, horta escolar, entre outras ações transformadoras", exemplifica.

A reunião também definiu as datas para as Oficinas Regionais de Sensibilização. "Elas devem acontecer de maio a agosto e visam mobilizar alunos e professores das redes públicas (estadual e municipal) e particular de ensino", relata a coordenadora. Ela disse que a partir de agosto também acontecerá as conferências nas escolas e, para 2013, está previsto a realização da 2° Conferência Estadual Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, evento preparatório para a IV Conferência Nacional, que será realizada em Brasília.

A Seed levará 30 membros na Conferência, sendo 23 alunos e os demais integrantes da COE e representantes da Seed. Essas ações estão dentro do Plano de Ações articuladas (PAR), sendo promovidas com verbas asseguradas pelo MEC e FNDE.

A reunião também avaliou os projetos que a Seed estabeleceu e desenvolveu por meio de convênios, a exemplo do que prevê a primeira formação continuada em educação ambiental para 200 professores da rede estadual e municipal, assim como a implantação de 15 COM VIDAS (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas) no âmbito do Estado, tendo como objetivo melhorar os índices do IDEB.

Maria da Conceição disse que o COM VIDAS trabalhará com alunos do 6° ao 9° ano no contraturno escolar por meio de projetos socioambientais e oficinas de Educomunicação.

Entre as metas traçadas para a Seed alcançar, estão a reestruturação da rede de educação ambiental de Sergipe, o fomento na participação dos professores no projeto Sala Verde da UFS e o Projeto de Extensão. "Além da importância de mobilizar os alunos e professores para a VI Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, bem como na VI Olimpíada ambiental estadual que traz como temática: Sergipe na Rio + 20 rumo ao Desenvolvimento Sustentável", acentuou.

Participaram do encontro integrantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Nossa Senhora do Socorro.

Fonte: Ascom SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais