Semana Acadêmico-Cultural da UFS acontecerá entre os dias 20 e 24

Programação oferece diversos eventos e atividades (Foto: UFS)

A Semana Acadêmico-Cultural (Semac) da Universidade Federal de Sergipe acontecerá entre os dias 20 e 24 de novembro, abrangendo diversos eventos e atividades. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas pela plataforma Sigaa – clique aqui e digite ‘Semac’ no Título da Ação). Cada atividade tem prazo específico para inscrição. Confira aqui a programação da completa. 

A edição da Semac deste ano traz o tema “Os desafios da Educação Superior no pós-pandemia”. As atividades serão realizadas de forma presencial e/ou remota – neste caso, serão transmitidas pela TV UFS no YouTube.

Honoris causa

O primeiro evento da Semac ocorrerá antes mesmo da solenidade de abertura: a entrega do título de Doutor Honoris Causa a Severo D’Acelino, por sua atuação na luta antirracista.

A cerimônia de entrega será no Auditório da Reitoria, no dia 20 de novembro — dia da Consciência Negra —, às 10 horas, de forma presencial e pela TV UFS. O título de Doutor Honoris Causa foi concedido a Severo D’Acelino pelo Conselho Universitário (Consu) em 2019.

Cerimônia de abertura

A abertura da 7ª Semac contará com apresentação cultural e com a palestra “O futuro da Universidade Pública e da Ciência no Brasil em 2040”, que será proferida, de forma remota, pelo professor Samuel Alves Soares, da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Pesquisa & Extensão

Na Semac ocorrem também as apresentações orais dos Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Na noite de 23 de novembro será feita a entrega do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica da UFS, iniciativa que tem por objetivo incentivar alunos de IC, remunerados ou voluntários, que se destacaram sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final e da sua comunicação oral.

Extensão e Observatórios Sociais

Outro ponto de destaque na programação é o 8º Encontro de Iniciação de Extensão (EIX), que inclui diversas atividades de Extensão, além da entrega de certificação aos Projetos de Destaque em Extensão, a ocorrer no dia 24.

Também estão previstos dois paineis de discussão organizados pelos Observatórios Sociais da UFS, na manhã do último dia do evento. O primeiro tratará do Censo 2021, e o segundo da violência contra a mulher durante o período de Pandemia.

Atividade integradora

Em sua sétima edição, a Semana Acadêmico-Cultural da UFS foi institucionalizada pela resolução nº 12/2018/Conepe como “atividade integradora de formação”. Este ano, a organização da Semac está por conta das equipes dos Observatórios Sociais da UFS em parceria com Cinttec, Posgrap, Cori e Proex.

Fonte: UFS

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais