Semana da Pátria contará com webinário e exposições de 7 de Setembro

A cerimônia de abertura será no dia 3 de setembro, às 10h, no canal do YouTube da Seduc (Foto: Seduc)

Após a suspensão do Desfile Cívico da Avenida Barão Maruim e das comemorações públicas deste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) divulga a programação das comemorações da Semana da Pátria, que contará com eventos online e exposições presenciais.

Com o tema “Caminhos da Independência: reflexões e processos”, a Semana da Pátria visa a promover uma reflexão sobre o processo histórico, social, político e cultural que culminou na Independência do Brasil; interpretar a participação de Sergipe no movimento de independência; e ilustrar como a rede estadual de ensino, historicamente, se apresenta e dialoga com a sociedade diante das festividades alusivas ao 7 de setembro.

A cerimônia de abertura será no dia 3 de setembro, às 10h, no canal do YouTube da Seduc, contando com uma palestra da professora da Universidade de São Paulo (USP), Lilian Katri Moritz Schwarcz; abertura do secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto dos Passos Subrinho, e da diretora do Arquivo Público de Sergipe, Sayonara Rodrigues do Nascimento Santana. O tema da palestra online será “Que Independência Queremos Comemorar?”

No dia 6 de setembro será realizado um Webinário com o tema “A participação do Nordeste no processo de independência do Brasil”. O evento será transmitido pelo canal do YouTube Educação Sergipe, no horário das 15h às 17h, e a palestra será ministrada pelos professores Edna Maria Matos Antônio (UFS) e Pedro Vilarinho Castelo Branco (UFPI), com mediação do professor Wanderlei de Oliveira Menezes.

Exposições

Para além do webinário, a programação contará ainda com três exposições. Uma delas acontecerá no Arquivo Público de Sergipe, no período de 1º a 30 de setembro, com o tema “A participação de Sergipe no processo de consolidação da independência do Brasil”. Essa exposição será aberta ao público em geral, mas para que se evite aglomeração, as pessoas interessadas deverão agendar o horário da visita, que será entre as 8h e as 13h. Os visitantes poderão ver presencialmente documentos referentes à participação de Sergipe no processo de independência do Brasil.

Outras duas exposições serão realizadas virtualmente, no site da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (www.seduc.se.gov.br), ambas no período de 1º a 30 de setembro. A primeira é sobre “Memórias dos desfiles escolares da rede estadual em Sergipe”, na qual o público poderá encontrar informações e fotografias enviadas por todas as diretorias regionais de educação referentes aos desfiles escolares de cada instituição de ensino ao longo das décadas.

A segunda será o memorial sobre Almir Garcez, que foi chefe do Cerimonial da Seduc por muitas décadas, e o memorial Maestro Rivaldo Dantas, que também por muitos anos regeu a SECBanda). Já falecidos, os dois homenageados foram figuras de grande importância na história dos desfiles de 7 de Setembro em Sergipe. Os memoriais apresentarão fotografias e informações sobre as trajetórias de Almir Garcez e Rivaldo Dantas no contexto das festividades da Independência do Brasil ao longo dos anos.

A diretora do Arquivo Público de Sergipe, Sayonara Rodrigues, destaca a importância dessa comemoração. “A Semana da Pátria deve ser compreendida como momento de reflexão sobre nosso processo histórico de independência, pois é mais uma oportunidade para pensar sobre quem somos como povo e como nação. Muito mais que um marco comemorativo, é sobretudo um dia de reafirmação e fortalecimento da nossa identidade como brasileiras e brasileiros”, disse.

Fonte: Seduc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais