Semana da Pátria inicia nesta quinta-feira com programação civil

O desfile militar ocorrerá, tradicionalmente, no dia 7 de setembro, a partir das 8h. (Foto: Seduc)

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) iniciará neste 1º de setembro a Semana da Pátria, com um elenco de atividades para relembrar a história da Independência do Brasil. Em virtude das comemorações do Bicentenário da Independência do país, neste ano de 2022 o Governo do Estado, por meio da Seduc, adotará um novo formato para as ações que acontecerão nas escolas estaduais, Arquivo Público de Sergipe e Banda Interescolar da Secretaria de Estado da Educação (SecBanda).

O desfile militar ocorrerá, tradicionalmente, no dia 7 de setembro, a partir das 8h, na avenida Barão de Maruim.

As escolas da rede estadual de ensino de Sergipe que irão participar do desfile cívico nos bairros já estão preparando suas bandas marciais, com ensaios e reparos de equipamentos. Neste ano, em virtude das comemorações do Bicentenário da Independência do país, o Governo do Estado, por meio da Seduc, adotará um novo formato para as ações que acontecerão nas escolas estaduais, Arquivo Público de Sergipe e Banda Interescolar da Secretaria de Estado da Educação (SecBanda).

Mateus Dantas, do 8º ano, vai participar tocando bumbo. “A escola já estava há dois anos sem participar do desfile por causa da pandemia, agora teremos essa oportunidade de tocar em alguns bairros e representar o Valnir Chagas. Estou muito ansioso por esse momento”, afirmou. Quem também está com boas expectativas é a sua colega Júlia Victória, do 8º ano, que tocará trompa. “Vai ser o momento de mostrar a nossa escola no desfile, mostrar a nossa banda”, declarou.

Programação

No dia 1º de setembro, às 9h, no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, haverá a abertura da Semana da Pátria, com a Banda Marcial do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe. Durante a solenidade acontecerá a formação do pelotão de estudantes com as 75 bandeiras dos municípios sergipanos. O evento contará com a presença do secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, que representará o governador Belivaldo Chagas; de estudantes, professores, além de autoridades militares.

A solenidade contará com a leitura de texto sobre o significado da Independência do Brasil e da 85ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, com o acendimento da tocha na Capitania dos Portos de Sergipe. A corrida será feita em revezamento de tochas com atletas da rede pública estadual de ensino, acompanhados da Cavalaria da Polícia Militar de Sergipe, com entrega da tocha ao secretário da Seduc e acendimento da Pira do Fogo Simbólico. O trajeto terá início na Capitania dos Portos, passando pela avenida Ivo do Prado, entrando na travessa Juca Barreto até o Centro de Excelência Atheneu Sergipense.

Desfile Cívico nos bairros

Com a programação estendida até o dia 25 de setembro,  vários bairros de Aracaju realizam, tradicionalmente, desfiles cívicos, e para democratizar as comemorações do Bicentenário da independência do Brasil, as unidades de ensino da rede estadual localizadas na capital, a exemplo do Atheneu Sergipense, Maria das Graças Azevedo Melo, 17 de Março, Barão de Mauá, Governador Augusto Franco, Ivo do Prado, Ministro Petrônio Portela, Olavo Bilac, João Costa, Monsenhor Carlos Camélio Costa e Valnir Chagas, desfilarão nos bairros conforme agenda abaixo:

A partir das 14h30

10/09 – Bairro Castelo Branco, nas avenidas Nestor Sampaio e São João Batista;

11/09 – Bairro Augusto Franco, na avenida Doutor José Tomaz D’Ávila Nabuco;

17/09 – Bairro Siqueira Campos, na rua Alagoas;

18/09 – Bairro Orlando Dantas, na avenida Francisco José da Fonseca;

24/09 – Bairro Bugio, na avenida Poço do Mero e na rua Cleosvansóstenes dos Santos.

A partir das 8h

25/09 – Bairro Santo Dumont, na rua São Francisco de Assis.

As escolas localizadas no interior do Estado participarão dos desfiles organizados por cada município.

SecBanda

Desde 2021 a Banda Interescolar da Secretaria de Estado da Educação (SecBanda) vem realizando distribuição de kits de instrumentos musicais a diversas unidades de ensino da rede estadual. Ao todo, foram 85 kits contendo quatro trompetes, quatro trombones, uma trompa de marcha, um bombardino, uma tuba, uma caixa tenor de marcha com colete, um bumbo de marcha com colete, um par de pratos e 14 estantes de partituras. A ação tem o intuito de fortalecer as bandas das escolas estaduais para as celebrações cívicas. A SecBanda também estará presente nos desfiles dos bairros e comunidades de Aracaju.

Arquivo Público

Na esteira da programação da Semana da Pátria, o Arquivo Público do Estado de Sergipe (Apes) também contará com uma série de atividades. O Apes está em contagem regressiva para o seu centenário e participará das celebrações da Semana da Pátria apresentando como proposta o debate de questões em torno da relação entre Estado e sociedade civil no Brasil à luz da participação dos diversos atores e segmentos sociais no percurso histórico de formação e consolidação do Estado brasileiro. A programação tem como objetivo realizar ações educativas e culturais que promovam reflexão sobre os 200 anos da independência do Brasil.

A cerimônia de abertura acontecerá no dia 2, no horário das 9h às 12h, no auditório do Arquivo Público, onde será realizado o Recital de Cordel “A rima nos 200 Anos de Independência do Brasil”, com visitação escolar da rede estadual. Estão confirmadas as presenças dos cordelistas Alaíde Costa, Zé Antônio e Saletinha. Já no dia 5 de setembro, a partir das 8h, no Hall da Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória, acontecerá a abertura da exposição documental sobre a Segunda Guerra Mundial em Sergipe. A exposição ficará disponível até o dia 9 de setembro. Ainda no dia 5, das 9h às 11h, será realizada palestra com o professor Luiz Antônio Cruz.

 Na terça-feira, 6 de setembro, das 10h às 12h, será realizado de maneira online o Ciclo de Debates para o Bicentenário da Independência do Brasil, com o tema “Os sequestros da independência”. A ação contará com a participação da professora Lilia Katri Moritz Schwarcz (USP). O debate terá como público-alvo a sociedade em geral, com foco em estudantes, pesquisadores, professores e profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior das áreas de Ciências Humanas e Sociais.

Fonte: Ascom/Seduc

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais