Seminário de Acessibilidade traz bons exemplos

Seminário apresentou exemplos de superação de limites (Fotos: Juarez Silveira)

O Seminário de Acessibilidade, que se realizou na manhã desta quinta-feira, 20, levou aos servidores da Secretaria de Estado da Educação diversos exemplos de superação dos limites. O evento faz parte das atividades da Semana da Acessibilidade, promovida pela Seed, através da Divisão de Educação Especial (Dieesp), e foi realizado no auditório da Secretaria, com a presença de professores que trabalham nas salas de recursos, gestores e servidores.

A abertura ficou por conta da apresentação da cantora Ana Jéssica e do grupo de dança Loucurarte, que tem a participação de cadeirantes. Foi o caso da dançarina Grazi Araújo dos Santos, que é cadeirante e  há seis meses atua no grupo Loucurarte.

"É importante todos saberem que temos sensibilidade; que podemos fazer coisas incríveis, superar os nossos limites a cada dia, e que somos capazes de qualquer coisa; basta a gente querer", revelou.
O seu colega de dança, João Alves dos Santos, disse: "é bom a gente debater o tema porque mostra que sós, deficientes, não somos diferentes das outras pessoas. Nós temos nossas limitações e o prazer de viver igualmente como todos e somos felizes".

Dançarina Grazi Araújo

O estudante de Direito, Robson Guidice, que é deficiente visual, também esteve presente e deu um depoimento emocionante sobre a sua história. "Não nasci deficiente visual; me tornei através de um acidente doméstico aos 15 anos. Ao sofrer esse golpe da vida, a gente perde toda a perspectiva de futuro. Mas quando nos reestruturamos, estabelecemos metas e seguimos de forma disciplinada, conseguimos ultrapassar os obstáculos", explicou.

A dançarina cadeirante Cléa Passos também elogiou a iniciativa do evento, dizendo que "todos somos capazes de superar os obstáculos que aparecem em nossos caminhos, independentemente de nossa deficiência. Isso é apenas um pequeno limite que pode ser superado a cada dia, basta a gente se permitir e deixar que as coisas aconteçam naturalmente".

Palestra

Dançarino João Alves dos Santos

Após as apresentações artísticas foi a vez de a pedagoga Vera Maria Trindade Freitas ministrar uma palestra sobre "Acessibilidade", mostrando todo o contexto da educação inclusiva. Ela também é coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência.

"O objetivo maior é a sensibilização. Nunca é demais a gente estimular e sensibilizar, porque essa mobilização é muito importante. É sempre bom a gente trazer pessoas com necessidades especiais que já estão integradas à comunidade, ao trabalho, para falar sobre o tema", disse a pedagoga.

A diretora da Dieesp, Maria Aparecida Nazário, ressaltou a necessidade de ter habilidade para lidar com as pessoas com deficiência. "A deficiência é nossa, a incapacidade é nossa e não deles. Nós é que não estamos sabendo lidar com essas habilidades e essas potencialidades que ainda estão por aflorar. Devemos respeitar as pessoas com deficiência e saber que o mundo é para todos. Temos a obrigação de acolhê-los com dignidade", afirmou.

Para os professores que trabalham em sala de recursos, o seminário foi extremamente proveitoso. "Nós, como educadores, estamos tendo a oportunidade de poder garantir os direitos dos nossos alunos", disse a professora Maria Luciene Bomfim, que ensina no Colégio Estadual Graccho Cardoso, em Propriá.

Já Maria Rosa Neta Santos, professora do Colégio Estadual João Dias Guimarães, disse que "é importante dar oportunidade às pessoas com deficiência para que elas  tenham um melhor acesso à escola".

Fonte: Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais