Sistema de inscrição para Encceja Exterior segue até sexta

As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas na página do Inep (Foto: Arquivo/Agência Brasil

A edição de 2018 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Residentes no Exterior (Encceja Exterior) terá seu sistema de inscrição reaberto por dois dias: das 10h desta quinta, 12, às 23h59 de sexta-feira, 13. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação.

Em qualquer país com aplicação do exame, as inscrições devem seguir o horário de Brasília (DF). Quem já está inscrito também terá a oportunidade de usar os dois dias para corrigir possíveis informações equivocadas. O período regular foi encerrado na segunda-feira, 9 de julho.

O Encceja Exterior é direcionado a brasileiros que não vivem no Brasil e não puderam concluir seus estudos na idade apropriada. O Encceja regular será aplicado em 16 de setembro nos seguintes países e cidades: Bélgica (Bruxelas), Espanha (Barcelona e Madri), Estados Unidos (Boston, Nova York e Miami); França (Paris), Guiana Francesa (Caiena), Holanda (Roterdã), Itália (Roma), Japão (Nagóia, Hamamatsu e Tóquio), Portugal (Lisboa), Reino Unido (Londres), Suíça (Genebra) e Suriname (Paramaribo.

Assim como no Encceja Nacional, haverá provas para o ensino fundamental, direcionado a maiores de 15 anos, e, para o ensino médio, focado em maiores de 18 anos, na data do exame. Os resultados podem ser utilizados para emissão da declaração parcial de proficiência e do certificado de conclusão do nível de ensino. O Inep elabora, aplica e corrige as provas, mas não emite a certificação – atribuição que, no caso do Encceja Exterior, cabe ao Instituto Federal de Brasília (IFB) e ao Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, conforme acordo de cooperação técnica firmado com o Inep. O Encceja Exterior é aplicado pelo Inep em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e suas respectivas representações diplomáticas.

Orientações – Durante a inscrição, o participante precisa ficar atento à seleção das áreas de conhecimento. Quem visa ao certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio precisa ter proficiência nas quatro áreas do conhecimento e na redação. O estudante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem ou do próprio Encceja, fica liberado de fazer a prova dessa área específica. Já o candidato que não tem uma declaração parcial de proficiência deve escolher fazer todas as provas do nível de ensino para o qual busca a certificação.

Participantes que necessitam de atendimento especializado e/ou específico devem informar, no ato da inscrição, a condição que motiva a solicitação, com a devida documentação comprobatória. O Inep oferece atendimento especializado para participantes com baixa visão, dislexia, deficiência física e visão monocular. Os recursos de acessibilidade necessários também só podem ser solicitados na inscrição. Serão garantidos prova com letra ampliada, prova com letra superampliada, sala de fácil acesso e mobiliário acessível. O atendimento específico é uma opção para gestantes, lactantes e idosos.

O Encceja é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha. No ensino fundamental, as áreas de conhecimento avaliadas são ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e história e geografia. Já as áreas do ensino médio são ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens e códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias.

O Inep disponibiliza materiais de estudo gratuitos, como apostilas para participantes e professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das provas do ano passado. Os consulados também oferecem cursos preparatórios, sobre os quais estão aptos a prestar todos os esclarecimentos.

Clique aqui para fazer sua inscrição.

Confira o  edital publicado pelo Inep nesta quinta, 12, pelo Diário Oficial da União.

Fonte: MEC

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais