SNTC reúne dezenas de alunos que discutem ciência

A Semana nacional foi iniciada no dia 17 e prossegue até o dia 23 (Foto: Portal Infonet)

Dando prosseguimento às atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), na última terça-feira, 18, as escolas foram o alvo das ações do evento. Apresentações dos bolsistas do Programa de Bolsa de Iniciação Científica Júnior (PBICj) e visitação de alunos de rede pública foram os destaques durante o dia, já que a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec-SE), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec) promove diversas atividades em Sergipe para aproximar comunidade e estudantes de temáticas voltadas para a ciência.

O Colégio de Aplicação foi uma das instituições que participou ativamente da SNCT 2011. A Jornada Esportiva, Científica e Cultural foi um dos eventos voltados para discussão sobre ciência e meio ambiente, e o que antes era uma atividade interna, este ano foi também aberta para estudantes de outras escolas.  “O colégio promoveu um evento aberto à comunidade. As escolas públicas estão visitando o colégio e também participam de oficinas e minicursos”, afirmou coordenadora pedagógica Silvânia Nascimento.

A estudante do 9º ano, Maria Luiza Araújo, estava ansiosa para a realização do minicurso sobre o futuro da biologia. “Sou apaixonada por biologia, e quando vi esse programação não tive dúvida na escolha”, afirmou Luiza. Além de minicursos, os estudantes participam das atividades das escolas com apresentações, exposições e palestras.

“O PBICj  faz a gente entrar em contato com a pesquisa e desenvolvimento de artigos, coisa que só seria possível na graduação. Foi diferente estar do outro lado, não como estudante e sim como pesquisador” explicou o bolsista do PBICj, Tiago Santos, aluno do 3º ano do Colégio de Aplicação. Durante essa semana, os bolsistas apresentam os resultados dos trabalhos desenvolvidos para a escola onde estudam e para a comunidade.

Um dos objetivos da SNCT é despertar esse interesse pela ciência. Durante essa semana diversas atividades estão sendo desenvolvidas. Um exemplo é que desde quarta feira, 19, mais uma ação de popularização está sendo realizada no Campus UFS em Itabaiana, com as Oficinas de Ciências, Matemática e Educação Ambiental, que chega a sua sexta edição reunindo milhares estudantes do Estado para discutir sobre temas relacionados à ciência em palestras, visitas a laboratórios e outras atividades.

Fonte: Ascom/Fapitec

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais