SSP e UFS realizam curso de Gestão Estratégica em Segurança Pública

Uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e a Universidade Federal de Sergipe permitiu a realização do Curso de Gestão Estratégica em Segurança Pública, sob a coordenação das professoras Adélia Pessoa, representante da SSP, e Vera Provincialli da UFS. O Curso aconteceu na Academia de Polícia Civil e promoveu uma maior integração entre os servidores dos diversos órgãos da SSP, além da elaboração de projetos relacionados a Segurança Pública.

Com uma monografia que tem como título “A Responsabilidade Social dos Delegados de Polícia com Análise da Percepção dos Delegados de Polícia de Aracaju”, o coordenador das delegacias da capital, Alessandro Vieira, e o corregedor da Polícia Civil, João Batista finalizaram o projeto de pós-graduação em Gestão Estratégica em Segurança Pública, destacando a importância da autoridade policial na resolução de conflitos, mesmo quando se tratar de ocorrências que não estejam destacadas no Código Penal ou em leis penais.

“Eu e o delegado Alessandro procuramos destacar no nosso trabalho de conclusão a idéia de que a autoridade policial, além de ser um mero aplicador do direito penal, ele é um mediador de conflito, quebrando as tensões sociais”, destacou João Batista. Para compor o trabalho os delegados fizeram uma pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário direcionado para os delegados que trabalham em delegacias metropolitanas, objetivando constatar o grau de consciência da importância social da autoridade policial. “Destacamos, portanto, que tanto é importante uma atuação mais firme relativa aos crimes que chocam a sociedade, como também as atividades silenciosas, relativas a fatos corriqueiros como discussões entre vizinhos”, completou Alessandro Vieira.

“O convênio firmado entre a UFS e a SSP foi muito importante e revolucionário, sem parâmetro em nenhum Estado da Federação. Tivemos o apoio incondicional do secretário Luiz Mendonça, que tem demonstrado dia-a-dia que prioriza a qualificação profissional. No final do Curso, nós teremos todos os delegados de 1ª classe e oficiais superiores da PM e BM qualificados com o curso superior de polícia”, finalizou João Batista.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais