UFS abrirá inscrições do vestibular para Música e Letras Libras

Finalidade é preencher as vagas ofertadas para o ano letivo de 2022 (Foto: Portal Infonet)

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Sergipe (Prograd) abrirá no próximo dia 2 de maio, às 9h, as inscrições dos vestibulares para os cursos de Música e Letras Libras (ambos Licenciatura). O prazo segue até as 17h do dia 6 de maio.

São 50 vagas para o curso de Música e 30 para o curso de Letras Libras. No caso deste, os candidatos surdos ou com deficiência auditiva poderão usar a nota do Enem 2021 ou realizar as provas do Vestibular; os candidatos ouvintes deverão, obrigatoriamente, ter realizado a prova do Enem 2021. Para o curso de Música, a nota do Enem 2021 será obrigatória para uma das etapas do vestibular. Além dela, haverá provas de conhecimentos específicos, teórico-práticas e provas práticas. Todos os candidatos, para ambos os cursos, deverão ter concluído o ensino médio ou equivalente. Acesse a página do edital para o curso de Música e Acesse a página do edital para o curso de Letras Libras

A seleção dos dois cursos prevê a reserva de vagas para candidatos com deficiência, baixa renda, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e/ou que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública.

Letras Libras

O edital considera pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Já a deficiência auditiva, seria a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.

O candidato que optar por concorrer às vagas como surdo ou como deficiente auditivo deverá enviar para o e-mail prograd@academico.ufs.br seu nome completo, endereço atualizado, números de telefones válidos e anexar, como formato PDF, Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e laudo médico legível assinado por médico otorrinolaringologista expedido no prazo de até 12 meses anteriores à data de sua apresentação e exame de audiometria, a fim de agendar a data para ser submetido a uma avaliação presencial da Junta Oficial em Saúde da Universidade Federal de Sergipe.

Caso seja aprovado, o candidato com deficiência comprovará a sua condição por meio de laudo médico atestando a espécie e o grau de deficiência, nos termos do art. 4o do Decreto no 3.298, de 20 de dezembro de 1999, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença, com exceção dos candidatos surdos ou com deficiência auditiva que obtiveram parecer favorável da Junta Oficial em Saúde da UFS.

Música

As provas do vestibular para o curso de Música são distribuídas em três etapas: Provas de Conhecimentos Gerais, para as quais serão usadas as notas no Enem 2021; Provas de Conhecimentos Específicos; Provas Teórico-Práticas, a serem realizadas no dia 29 de maio; e Provas Práticas, que ocorrerão nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho.

Fonte: Ascom UFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais