UFS inaugura Cátedra Marquês de Pombal na próxima segunda-feira, 29

0
(Foto: divulgação)

Na próxima segunda-feira, dia 29 de novembro, o Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus São Cristóvão, será palco da solenidade de inauguração da Cátedra Marquês de Pombal (Camões, I.P-/UFS), em Sergipe e da conferência de abertura do “I Simpósio Pombalino Internacional – a Revolução das Luzes: progressos e limites da política reformista pombalina”.

Batizada com o nome do estadista português, a Cátedra Marquês de Pombal é a sétima Cátedra Camões no Brasil e a 55° no mundo. A proposta da inauguração da cátedra em Sergipe tem como objetivo promover a pesquisa sobre o século 18 no Brasil e em Portugal, além do desenvolvimento de colaborações com investigadores de quatro linhas de pesquisa da UFS: História da Educação; Estudos Linguísticos e Literários; Cultura, Memória, Identidade e Filosofia da História e Modernidade.

De acordo com o coordenador da Cátedra Marquês de Pombal, o professor doutor Luiz Eduardo Oliveira, “para além de consolidar o campo dos estudos pombalinos, que já vêm sendo desenvolvidos na Universidade Federal de Sergipe, a cátedra cria as condições para o desenvolvimento de estudos, em várias áreas das humanidades, relacionados não só ao Marquês de Pombal e ao Pombalismo, mas também ao século das luzes, o que abrange estudos sobre receção e circulação de pensadores e filósofos iluministas em Portugal e no Brasil, bem como questões teóricas relacionadas à história das ideias linguísticas e à literatura.”

Sobre o evento

A programação acontecerá do dia 29 de novembro ao dia 03 de dezembro de 2021 e será realizada de forma híbrida, presencial e online. No primeiro dia o evento acontecerá no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus São Cristóvão, e contará com a presença do embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos; do cônsul-geral de Portugal em Salvador, Jorge Fonseca; do presidente do Instituto Camões, João Ribeiro de Almeida; do presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson Nascimento; do reitor da UFS, Valter Joviniano de Santana Filho e do coordenador da Cátedra, professor Luiz Eduardo Oliveira.

A partir do dia 30 de novembro até o dia 03 de dezembro, o I Simpósio Pombalino Internacional será online e transmitido ao vivo pelo canal TV UFS, do Youtube. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas pelo SIGAA.

Programação

• 9h: Recital de Viola Caipira, com o violonista e professor do Departamento de Música da UFS Fabiano Zanin.
• 9h30: Mesa de abertura com falas do reitor Valter Joviniano de Santana Filho, do embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, do cônsul-geral de Portugal em Salvador, Jorge Fonseca, do presidente do Instituto Camões, João Ribeiro de Almeida, do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD e do coordenador da Cátedra Marquês de Pombal.
• 10h30: Conferência de abertura do I Simpósio Pombalino Internacional com o professor doutor José Eduardo Franco (Cátedra de Estudos Globais / Universidade Aberta de Portugal).

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais