Universitários já podem participar do Desafio Sebrae 201

0

Já estão abertas as inscrições para mais uma edição do Desafio Sebrae, o maior ‘business game’ do mundo. Podem participar da disputa os estudantes de cursos de graduação de instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) que estejam com a matrícula ativa no 1º semestre de 2012.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de maio por meio do endereço eletrônico ou junto às equipes do Sebrae que visitarão as faculdades e universidades de todo o estado. Os grupos podem ter entre dois e cinco estudantes, podendo inclusive pertencer a instituições de ensino diferentes. O investimento é de apenas R$ 50 por equipe.

O Desafio Sebrae é um jogo virtual que simula o dia-a-dia de uma empresa. O objetivo principal é disseminar a cultura empreendedora para os universitários que buscam caminhos durante o começo de sua vida profissional. O jogo difunde conceitos de competitividade, ética e associativismo e desenvolve a capacidade gerencial em pequenos e médios negócios.

Neste ano os participantes terão a missão de administrar uma fábrica de frutos tropicais, trabalhando com três linhas de produto: polpa, suco e sorvete de frutas tropicais. Os estudantes deverão tomar decisões relacionadas à produção e a prestação de serviços de alimentação.

Um certificado de participação das fases virtuais estará disponível à equipe diretamente na sua área restrita do site oficial ao final de cada fase. Esse documento poderá ser utilizado como comprovação junto às instituições de ensino como parte das atividades complementares desenvolvidas pelos estudantes. Só terão direito ao certificado as equipes que finalizarem a respectiva fase.

Os vencedores da etapa estadual do Desafio ganham o direito de representar Sergipe na semifinal nacional do jogo, que este ano será realizada em Salvador, além de receber brindes e ter acesso aos cursos oferecidos pelo Sebrae. Em 2011, a equipe ADM UFS, formada pelos estudantes Alan Lira, Flavio Conceição, Daniela Oliveira, José Antonio e Aline Carvalho venceu a disputa no estado, que contou com a participação de 2.250 alunos.

A semifinal contará com a presença das 32 equipes que venceram nos seus respectivos estados, onde serão classificadas oito equipes para a grande final nacional, que também será realizada na Bahia. Na fase internacional participam os vencedores nacionais de cada país participante do Desafio Sebrae. Em suas treze edições, mais de 1,2 milhão de estudantes já participaram do jogo.

Metodologia

O jogo utiliza um software de gerenciamento que durante a competição avalia as decisões das equipes em ambientes que simulam o funcionamento do mercado. Essas decisões são comparadas com as dos concorrentes, o que resulta em uma pontuação para as equipes ao final de cada rodada de decisão. Ao final de cada fase, a pontuação acumulada das equipes é utilizada para gerar o ranking. Os critérios de pontuação encontram-se no manual do participante e os de classificação no regulamento do jogo.

A equipe fará o download do jogo através do site oficial. Em seguida, deverá instalar o software e aguardar a data de início da competição, que será divulgada no site oficial.

O Desafio Sebrae é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais