Vestibular UFS: Governo do Estado prepara alunos

(Foto: Divulgação Seed)

O Governo de Sergipe está intensificando a preparação dos alunos nesta reta final do vestibular 2012 da Universidade Federal de Sergipe, que ocorrerá de 27 a 30 de novembro. Para garantir o ingresso de cada um dos alunos nas instituições de ensino superior do estado, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) vem desenvolvendo uma série de ações.

Um exemplo é o Colégio Estadual Manoel Messias Feitosa, em N. Srª da Glória, que promoverá de 22 à 24 de novembro, das 8h às 16h, o "SHOW do AULÃO", voltado para revisão do vestibular, atendendo a todos os alunos do 3º ano do ensino médio. A meta é superar o número de aprovados deste ano, que foi de 3.030 alunos nos vestibulares.

Em Aracaju, a Seed vai iniciar a partir deste sábado, 26, as revisões finais das disciplinas que cairão no vestibular. Elas vão ocorrer no período da tarde na quadra do Colégio Estadual Dom Luciano. No sábado serão revisados os conteúdos do primeiro ano do ensino médio; no domingo os conteúdos do segundo ano, e na segunda, do terceiro ano. Os alunos terão revisão de redação na terça feira.

Nos dias das provas, a Secretaria da Educação vai fazer o acolhimento dos alunos da rede pública estadual de ensino que serão submetidos ao exame da UFS. Serão disponibilizados aproximadamente 250 veículos para transportar os alunos do interior do estado até os locais das provas e equipes de professores e técnicos aguardarão os alunos nos pontos de acesso de Aracaju, Itabaiana e Lagarto para fazerem o trabalho de acolhimento desses alunos. Os professores, gestores e técnicos estarão também nos locais das provas distribuindo água mineral, kit escolar contendo lápis, borracha e caneta, além do já tradicional incentivo para os candidatos durante os exames.

As ações da Seed não ficam por aí. De acordo com o assessor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Jason Reis, ao longo do ano a Secretaria já realizou diversas atividades preparatórias. "A secretaria disponibilizou o pagamento de 5.200 taxas de inscrição do Vestibular da UFS, um investimento de R$ 260 mil. Adquiriu 10.500 títulos da literatura para as escolas da rede e polos do Pré-Universitário, a fim de serem emprestados aos alunos. Distribuiu também, como empréstimo, mil dicionários de inglês e espanhol, e realizou, ainda, três grandes simulados para os alunos do ensino médio, abrangendo um total de 70 mil alunos, e quatro simuladões para seis mil alunos do Pré-Universitário", revelou Jason Reis.

Além do conhecimento adquirido em sala de aula, os alunos participaram de várias palestras com o intuito de apresentar o perfil dos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior. Os estudantes têm à sua disposição também o projeto Primavera Literária, com exposições e revisões nas escolas, objetivando a maior interação dos alunos com as obras literárias obrigatórias exigidas pelo vestibular da UFS.

Enem

O Processo Seletivo 2012 da Universidade Federal de Sergipe (UFS) acontecerá no período de 27 a 30 de novembro e é o maior concurso vestibular realizado no estado.  Nesta edição de 2012, a UFS está disponibilizando 5.490 vagas em 106 opções de cursos, distribuídas nos campi de São Cristóvão, Itabaiana, Laranjeiras e Lagarto. O vestibular 2012 será o último a ser aplicado da forma tradicional. A partir da seleção de 2013, a UFS vai adotar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de avaliação de desempenho dos candidatos às graduações presenciais, mas sem adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Orientações

Segundo Manuel Leite Torres, da Coordenação de Concurso Vestibular (CCV), os estudantes que perderam o prazo de impressão do cartão terão uma segunda chance a partir da última segunda-feira, 21, no site da CCV. Nesta edição, os candidatos tiveram mais quatro opções de curso: Medicina e Odontologia no campus de Lagarto; e, no campus São Cristóvão, Matemática Aplicada e Ciências da Religião. Cada um oferta 50 vagas. Além das novas opções, dois cursos tiveram aumento no número de vagas: Engenharia Civil, que passou de 80 para 100; e Biologia licenciatura passou de 30 para 40 vagas.

Cotas

O sistema de cotas da UFS reserva 50% das vagas a estudantes de escolas públicas municipais, estaduais ou federais. Destas, 70% reservam-se a estudantes que se auto-declaram pardos, índios ou afrodescendentes. Cada curso de graduação oferta, ainda, uma vaga para candidatos portadores de necessidades educacionais especiais.

Fonte: Ascom Seed

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais