Competição reúne enxadristas sergipanos neste sábado

A competição é o absoluto, na modalidade Blitz campeão, e vai decidir o campeão e a campeã na modalidade relâmpago no ritmo de 5 minutos (Fotos: Organização/Faes)

Muita concentração e raciocínio lógico durante o Campeonato Sergipano Universitário Blitz, que acontece neste sábado, 10, no Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec). A competição, que é promovida pelo Clube de Xadrez Scacorum Ludus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), reúne 18 competidores sergipanos.

A competição é o absoluto, na modalidade Blitz campeão, e vai decidir o campeão e a campeã na modalidade relâmpago no ritmo de 5 minutos. Cada competidor passa por sete rodadas.

Segundo Fábio da Rocha, diretor de xadrez da Federação Universitária de Sergipe (Faes) e presidente do Clube de Xadrez Scacorum Ludus/UFS, o Xadrez é uma modalidade reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional. “Apesar de não fazer parte dos jogos olímpicos, as competições acontecem ao longo do ano pelo mundo. Aqui em Sergipe existe um curso de extensão gratuito, para quem estiver  interessado”, diz Rocha.

O evento, que acontece em parceria com o SergipeTec, tem como objetivo organizar cursos de iniciação e aperfeiçoamento na modalidade. Os torneios também fazem parte dessa iniciativa, para promover a inclusão da sociedade e do público universitário.

O presidente do SergipeTec, Manoel Hora, ressaltou a importância de apoiar eventos que trabalhem com o raciocínio e a inteligência. “A universidade nos procurou e nós imediatamente tivemos interesse, já que trabalhamos com tecnologia da informação e as universidades são nossas parceiras. O xadrez mexe com as questões da inteligência e essa aproximação é importante para que esses estudantes conheçam o parque tecnológico. Nossa decisão nos encheu de orgulho e de alegria”, destaca.

 Fábio da Rocha, diretor de xadrez da Federação Universitária de Sergipe (Faes) e presidente do Clube de Xadrez Scacorum Ludus/UFS

Novidade

Segundo Fábio da Rocha, em 2018, Sergipe irá sediar o Campeonato Mundial Universitário de Xadrez. “O campeonato vai ocorrer pela primeira vez no Brasil e nas Américas. É um prestigio para nós poder sediar um evento como esse”, comemora.

Entenda o Xadrez

Rocha conta também um pouco da história do Xadrez. “O xadrez é um esporte muito antigo, datado há mais de 1000 anos, embora a sua versão moderna tenha mais de 500 anos. Desde a sua origem, o xadrez tem aguçado a curiosidade de filósofos e pesquisadores científicos sobre os seus benefícios no desenvolvimento da inteligência cognitiva e socioambiental, o que tem impressionado quanto aos resultados encontrados.”

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais