Confiança confirma caso de Covid-19 no elenco e afasta atleta

Caso foi identificado através de testes realizados no último sábado (Foto: Confiança)

O Confiança confirmou que um atleta testou positivo para a Covid-19, após resultados de teste RT-PCR realizado no último sábado, 8. O clube não divulgou o nome do atleta, mas informou que ele já foi afastado para cumprir isolamento domiciliar. A testagem faz parte de um protocolo da Série B do Campeonato Brasileiro.

O elenco e comissão técnica do Confiança estão em São Paulo, onde enfrentam o Botafogo/SP, nesta terça-feira. De acordo com o clube, o atleta que testou positivo não estava na lista de relacionados e, portanto, não viajou com os demais colegas. Os resultados do restante do elenco deram negativo.

Desde a retomada dos treinos, o Confiança já identificou 11 casos de infecções dentro do elenco, com 10 atletas já curados. Os testes continuam sendo realizados antes das partidas e, caso seja identificado um caso positivo, o atleta deverá ser devidamente afastado.

No último final de semana, a partida da Série A entre Goiás e São Paulo foi cancelada porque 10 atletas do Verdão testaram positivo para a Covid-19. Após isso, a Confederação Brasileira de Futebol emitiu nota readequando o protocolo de testagem. Veja na íntegra:

A) A testagem será ampliada. TODOS os jogadores dos elencos dos clubes, inscritos na competição correspondente, serão testados a cada rodada, com 72 horas de antecedência a cada partida, independente de estarem ou não relacionados para o jogo. A medida é válida para as partidas a serem realizadas a partir da próxima sexta-feira, 14, visto que, para os jogos previstos até esta data os procedimentos já estão em curso.

B) Para garantir a logística e a agilidade deste procedimento, os clubes poderão optar entre seguir utilizando o Hospital Albert Einstein ou, se preferirem, optar pela contratação de laboratórios locais, desde que portadores do selo de acreditação laboratorial, outorgado pelas entidades de saúde competentes, e obedecendo aos padrões de teste molecular especificados pelos protocolos. A CBF reembolsará o valor dos testes aos clubes que optarem pelo laboratório local, tendo como referência o valor estabelecido no contrato celebrado entre a entidade e o Einstein. Desta forma, a CBF mantém seu compromisso de custear integralmente a realização de todos os testes, seja diretamente com o hospital referido ou com o uso de laboratórios locais.

C) Os resultados deverão ser enviados à CBF até 24h antes da partida pelo clube mandante e até 12h antes da viagem pelo clube visitante, o que permitirá que qualquer equipe proceda a troca de eventuais jogadores com teste positivo.

D) Ao mesmo tempo, a CBF reforça que os clubes devem manter o rígido cumprimento do Guia Médico para retorno das atividades do futebol brasileiro e da Diretriz Operacional de cada competição, mantendo estrito controle de testagem e avaliação médica permanente.

A CBF reafirma seu compromisso de realizar as competições previstas em seu calendário, sempre colocando como prioridade a saúde de todos os que fazem parte do nosso futebol. E ressalta que qualquer decisão sempre é tomada levando em conta a segurança das pessoas envolvidas nas partidas.

Por Ícaro Novaes
Com informações do clube e CBF

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais