Copa do Nordeste começa no dia 23; saiba quais são os grupos


Fonte: PxHere

A edição deste ano da Copa do Nordeste começa no próximo dia 23 com o Fortaleza como favorito para obter o título da competição regional pela segunda vez.

O motivo das altas expectativas que se depositam sobre o clube da capital do Ceará é o quarto lugar no Campeonato Brasileiro, atrás apenas dos gigantes Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG, que garantiu ao Fortaleza uma vaga direta na Copa Libertadores 2022. O favoritismo de cada clube pode ser conferido no apostagolos apostas esportivas, onde você também pode dar seus palpites para os confrontos da Copa do Nordeste.

Outros três times estão na Copa do Nordeste e disputaram a Série A do Brasileirão no ano passado, mas todos tiveram um desempenho bem inferior ao do Fortaleza. O Ceará ficou em 11º lugar, enquanto Bahia e Sport caíram para a Série B.

A última vez em que o campeão da Copa do Nordeste não foi um time da Série A foi em 2018, quando o Sampaio Corrêa ergueu a taça.

O formato

A edição de 2022 é a 19ª da Copa do Nordeste a ser disputada. O formato será o mesmo das edições anteriores. Assim, a competição terá dois grupos, cada um deles com oito clubes. Na fase de grupos, cada equipe enfrenta as oito equipes do outro grupo em turno único, o que garante a ocorrência dos clássicos – como Fortaleza x Ceará, Sport x Náutico e CRB x CSA.

Fortaleza e Sport ficaram no grupo A. Seus respectivos rivais, Ceará e Náutico, estão no grupo B, assim como o Bahia, que é o atual campeão da Copa do Nordeste. O clube baiano venceu o Ceará nos pênaltis na final do ano passado.

Dois times que já haviam sido campeões da Copa do Nordeste não se classificaram para a edição deste ano. Um deles é o Vitória, que é recordista em títulos do torneio com quatro taças. O outro é o Santa Cruz.

Confira os grupos da Copa do Nordeste 2022:

Grupo A: Fortaleza, Sport, CSA, Sampaio Corrêa, Campinense, Globo-RN, Sergipe, Atlético-BA

Grupo B: Ceará, Bahia, Náutico, CRB, Botafogo-PB, Altos-PI, Floresta-CE, Sousa-PB

A primeira rodada está marcada para o dia 23 de janeiro. Nela, o Fortaleza visita o Floresta e o Sport visita o CRB. Ceará e Bahia jogam em casa – o primeiro contra o Globo e o segundo, contra o Sampaio Corrêa.

A primeira rodada terá ainda Náutico x Campinense, Botafogo x Sergipe, Sousa x CSA e Altos x Atlético-BA.

A rodada final é prevista para 12 de março. Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final, que serão disputadas em jogo único em 19 de março. As semifinais, também em jogo único, estão marcadas para 5 de abril.

Só a final terá ida e volta. A primeira partida da decisão está marcada para 12 de abril e a segunda, para 26 de abril.

Os direitos de transmissão da Copa do Nordeste 2022 estão com as mesmas emissoras do ano passado. Na TV aberta, o SBT transmitirá alguns jogos apenas para a região Nordeste. Quem quiser assistir à competição no resto do Brasil poderá fazê-lo pelos serviços da Disney, nos canais Fox Sports e ESPN e na plataforma Star+.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais