Déda anuncia ações na área de esportes

0

O governador Marcelo Déda participou do I Encontro de Secretários e Gestores de Esporte e Lazer, que aconteceu durante toda esta terça-feira, 19, no auditório do Del Mar Hotel. O encontro reuniu prefeitos, secretários, gestores e técnicos da área do esporte, para discutir as políticas públicas direcionadas ao segmento.

 

Em seu discurso, o governador destacou a importância de ações integradas entre secretarias de Estado e prefeituras. “Nós que fazemos o Governo do Estado temos a tranqüila percepção de que nada pode ser realizado pelos poderes centrais, seja da união seja do Estado. Nada pode ter resultado específico, sem a participação dos municípios. Como dizia o grande brasileiro Ulisses Guimarães, o cidadão não mora na união nem no Estado, mora nas cidades”.

 

Segundo Déda, mesmo com as dificuldades encontradas no primeiro ano de sua gestão, várias ações foram realizadas pelo Estado na área de esporte. O campeonato Sergipano de Futebol do Sub-17, com a participação de 40 municípios; os Jogos Abertos do Interior com 12 modalidades, mobilizando mais de 2500 atletas, o Campeonato Quarentão de Futebol e as melhorias no Estádio Lourival Batista foram algumas dessas ações.

 

“Além disso, temos a alegria de dizer que no ano passado 873 atletas de varias modalidades se deslocaram de Sergipe para competir em outros Estados com a ajuda do Governo. Vale destacar também, que entre as parcerias que fizemos nas diversas modalidades, mais de 80 eventos tiveram a participação do Governo do Estado”, disse o governador.

 

Marcelo Déda também anunciou os Jogos Sergipanos da Mulher. A abertura acontecerá no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher e se estenderá até 11 de Maio, Dia das Mães. “A partir de uma homenagem às mulheres, vamos estimular a prática do esporte pelas sergipanas e criar oportunidades, para que as atletas revelem suas potencialidades”, comentou o governador. Também já está sendo planejado o Campeonato Sub-15 de Futebol e a reedição do Campeonato Sub-17. 

 

Déda elogiou o trabalho do secretário do Estado de Esporte e Lazer, Leó Filho. “Tenho sorte, desde a época da prefeitura, de ter uma equipe cujo trabalho é fundamental para o êxito da gestão. Entre a minha equipe, eu não posso deixar de destacar a atuação de Leó Filho. Ele sabe do valor que dou ao esporte e da confiança que eu tenho no seu trabalho, não apenas no trabalho cotidiano, mas no trabalho de formulação de eventos”, enalteceu o governador.

 

PROJETOS E PARCERIAS

 

Um dos projetos da atual gestão é preparar o estádio Lourival Batista, o Batistão, para ser uma arena multiuso, como já é adotado em vários campos. “Com esse modelo, movimentamos o estádio para ser uma arena de shows, um centro de compras e, assim, não ficar limitado a dois ou três jogos de futebol por semana”, disse Marcelo Déda.

 

Outro objetivo do Governo do Estado é levar o projeto ‘Segundo Tempo”, desenvolvido pelo Governo Federal, para 33 cidades do interior de Sergipe. O projeto consiste em uma jornada complementar de esportes para alunos da rede pública de ensino. O convênio foi adotado na capital quando Déda era prefeito e teve sua continuidade por Edvaldo Nogueira.

 

Outra parceria firmada com o Governo Federal é a retomada do projeto ‘Navegar”. O projeto pretende oferecer alternativas de esportes náuticos. Valendo-se do estuário do Rio Sergipe, o projeto vai treinar novas gerações de crianças de escolas públicas.

 

O evento contou com a presença do Procurador Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, da CBF, Paulo Shimitt, que proferiu palestra sobre Legislação Esportiva e a Lei de Incentivos Fiscais. O Encontro foi aberto pelo secretário Leó Filho e teve ainda como palestrantes, o radilista José Eugenio de Jesus, que falou sobre a “Importância do Rádio no Desenvolvimento do Esporte”, Gilson Dória falou sobre a “Presença do Conselho Regional de Educação Física (CREF) no Segmento Esportivo”, Ary Resende falou sobre os Projetos Navegar e Segundo Tempo, enquanto Gilvan Costa falou sobre a Política de Esporte da SEEL e apresentou o Calendário de Eventos Esportivo de 2008.     

 

 

 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais