Diante da China, Brasil iniciará disputa no futebol

Marta comanda a seleção brasileira nos Jogos Rio 2016 (Foto: Getty Images/Minas Panagiotakis)

Chegou a hora! A bola vai rolar nesta quarta (3) para o torneio feminino de futebol, primeira competição dos Jogos Rio 2016, dando o pontapé inicial para o maior evento esportivo do mundo no Brasil. São 12 seleções, que estarão em ação em sete estádios, ao longo de 16 dias na disputa pelas medalhas da primeira edição Olímpica da América do Sul.

A primeira partida dos Jogos reunirá Suécia e África do Sul, a partir das 13h, no Estádio Olímpico, o Engenhão, no Rio de Janeiro. Três horas depois, no mesmo local, o Brasil vai a campo contra a China. O primeiro dia de competições, que terá seis partidas, também tem como destaque a estreia da seleção dos Estados Unidos, tetracampeã Olímpica, às 19h, diante da Nova Zelândia, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

Jogando em casa, a seleção brasileira é considerada uma das favoritas à inédita medalha de ouro. O time, que ganhou a prata em Atenas 2004 e Pequim 2008, conta com alguns dos principais nomes do futebol mundial, como a camisa dez Marta, eleita a melhor jogadora do mundo entre 2006 e 2010. A alagoana conta com a força da torcida na disputa pelo lugar mais alto do pódio.

“A gente espera que a torcida compareça. Tenho boas lembranças do Pan e espero reviver isso tudo em uma Olimpíada. A torcida será um fator fundamental para nós. Naquele lance que achamos que não vamos chegar, quando ela grita, nos impulsiona e a gente consegue”, revela a canhota.

Outros destaques do grupo convocado pelo técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão, são a atacante Cristiane, maior artilheira da história dos Jogos Olímpicos, com 12 gols, e a meio-campista Formiga, de 38 anos, que vai para sua sexta edição Olímpica consecutiva – participou inclusive da estreia do futebol feminino dos Jogos, em Atlanta 1996.

“Todos os olhos estarão voltados para nós e para o futebol feminino. Fizemos um trabalho para controlar a expectativa em relação ao torcedor. Temos que usar isso a nosso favor e não deixar atrapalhar. Essas três atletas (Marta, Cristiane e Formiga), com toda a experiência Olímpica e de seleção brasileira, vão dar equilíbrio às jogadoras jovens. E quando digo jovens não é só em termos de idade, como também aquelas que nunca disputaram os Jogos”, explica o treinador.

Fonte: Rio 2016

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais