Evento apresenta promessas olímpicas no “Circuitinho”

0

Atletas do Circuitinho começaram a treinar nesta quinta-feira (Foto: Ascom Seel)

Algumas promessas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016 da Ginástica Artística masculina e feminina e da Ginástica Rítmica estarão reunidas no ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju nesta sexta-feira, 23, até sábado, 24, para a etapa final do Circuito Caixa.

Essa terceira fase fecha o calendário da competição, que este ano já passou por Toledo (PR) e Goiânia (GO). Além disso, o evento contará, simultaneamente, com a 3ª edição do 'Circuitinho' Caixa, com crianças do Centro de Excelência Caixa Jovem Promessa.

Pela Ginástica Rítmica, as participantes serão Natália Gáudio, Carolina Garcia, Bruna Moraes, Simone Luis, Morgana Gmach, Monize Gmach, Samira Mello e Ana Paula Ribeiro. Na Ginástica Artística Feminina, Rebeca Andrade, Lorrane Oliveira, Julie Sinmon, Isabelle Cruz, Letícia Costa, Milena Theodoro, Adrian Gomes e Juliana Santos irão buscar o ouro. A Ginástica Artística masculina contará com Caio Sousa, Arthur Mariano, Péricles Silva, Francisco Barreto Júnior, Henrique Flores, Hudson Miguel, Lucas Bitencourt e Caio Costa.

Futuro da ginástica

Já o Circuitinho reúne as crianças que terão a oportunidade de ver de perto o desempenho dos atletas mais experientes. O programa busca incentivar a prática da ginástica, garantindo assim, o futuro da modalidade.

Entre os mais experientes, Francisco Barreto Júnior, do SERC/São Caetano (SP), está animado para ir em busca do título desta etapa. "Acabei de voltar do Sul-Americano de Ginástica e, em seguida, dos Jogos Abertos, e já retornei aos treinamentos fortes para fazer um bom trabalho no Circuito. É uma competição bem diferente e a concentração é fundamental", receitou o atleta. Para ele, servir como exemplo para os mais jovens é gratificante. "É muito bom poder incentivar as crianças para que o Brasil possa ter cada vez mais ginastas. O trabalho que é feito nos Centros de Excelência é fantástico."

Adrian Gomes, da Ginástica Artística Feminina, destaca a necessidade de se fazer séries limpas para vencer, já que a concorrência é bastante grande. "Não é preciso fazer algo muito difícil e sim sem erros. Será uma boa oportunidade de competir com ginastas jovens de muito talento que já estão ocupando seu espaço. É muito bom para elas disputarem uma competição como o Circuito e bom para o Brasil que tem continuidade na renovação da modalidade."

A campeã das duas primeiras etapas do Circuito na ginástica ritmica, Natália Gáudio, está bastante focada para repetir a conquista. "Quero encerrar o ano com chave de ouro. As outras duas etapas foram muito importantes para mim. É um desafio saber se eu vou conseguir manter meu desempenho", analisou. Para ela, a concentração é muito importante para garantir o resultado. "Mais importante é manter o foco porque o Circuito é muito rápido e por eliminação."

A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, destaca a realização desta terceira etapa do Circuito. "Esse evento é de grande importância para encerrar o calendário de competições da ginástica este ano. Aqui estarão alguns dos destaques desta temporada da artística e da rítmica e que são promessas para as Olimpíadas do Rio. É uma alegria muito grande que esse evento seja realizado no Estado onde fica a sede da CBG", declarou.

A programação teve início na quinta-feira, às 15h, com os treinamentos dos ginastas do Circuitinho. Na sexta-feira, às 8h30, começam os treinamentos do Circuito. Logo mais, das 14h às 15h30, os pequenos atletas fazem as classificatórias do Circuitinho, e às 19h30, está marcada a abertura oficial. No sábado, serão realizadas as competições do Circuito e as finais do Circuitinho, das 10h às 12h30. A premiação será realizada em seguida.

A primeira etapa, em Toledo (PR), teve como campeões Natália Gáudio, na Ginástica Rítmica, Daniele Hypolito, na Artística Feminina e Arthur Mariano, na Artística Masculina. Em Goiânia (GO), durante a segunda etapa, o ouro na Ginástica Rítmica foi novamente de Natália. Já na Ginástica Artística Feminina, a campeã foi Rebeca Andrade, e na Ginástica Artística Masculina, Caio Costa foi o primeiro colocado.

Fonte: Ascom Seel

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais