Ex- atletas olímpicos são destaques no cerimonial de abertura dos XXVI JEB`s

00m, fará o juramento Os brasilienses Carmem de Oliveira e Joilton Santos Bonfim, ambos ex-atletas olímpicos, são os destaques da cerimônia de abertura dos XXVI Jogos Escolares Brasileiros, nesta sexta-feira, dia 26, às 16h, no Ginásio do Cruzeiro, em Brasília. A solenidade, que terá a presença do Ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, contará também com o tradicional desfile das delegações e com uma apresentação do Centro Integrado de Ensino Especial, baseada nos Jogos Olímpicos e na Era dos Deuses Modernos.

 

Carmem de Oliveira, que disputou os Jogos Olímpicos de Barcelona-92 e Atlanta-96 na prova dos 10.0 do atleta na cerimônia de abertura. A ex-fundista ingressou no esporte na escola pública Centro Educacional 4, em Sobradinho, aos 17 anos. Medalhista de ouro nos Jogos Pan-americanos de Mar Del Plata-95 e primeira mulher brasileira a vencer a Corrida de São Silvestre, no mesmo ano, hoje atua como árbitra da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). 

 

Joilto Santos Bonfim, que acenderá a pira olímpica, também atua como árbitro da Confederação. O ex-velocista integrou a delegação brasileira nos Jogos de Seul-88, na prova do revezamento 4x100m rasos, e de Barcelona-92, nos 110m com barreiras. Também conquistou por quatro vezes (1991-92-93 e 95) o título do Troféu Brasil nesta última prova.

 

Assim como a edição anterior, os Jogos Escolares Brasileiros terão o Distrito Federal como anfitrião. Além dos atletas locais, a competição terá a participação dos 26 estados brasileiros, reunindo aproximadamente três mil jovens, de 12 a 14 anos. Estarão em disputa seis modalidades: atletismo, handebol, basquete, vôlei, futsal e xadrez.  O evento, que visa o desenvolvimento do desporto escolar, será realizado até o dia 5 de dezembro.

 

As primeiras medalhas começam a ser distribuídas neste sábado, dia 27, com as provas de atletismo, no Centro Integrado de Educação Física. No mesmo dia serão iniciados os torneios de basquete e xadrez, masculino e feminino.

 

Os XXVI Jogos Escolares Brasileiros são uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro, com apoio do Ministério do Esporte, Governo de Brasília, Secretarias Estaduais de Esporte e Educação e das Confederações Brasileiras Olímpicas.

 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais