Ex-jogador Washington é nomeado Secretário Nacional de Esportes

(foto: Francisco Medeiros/ Ministério da Cidadania)

O ex-jogador de futebol Washington Stecanela Cerqueira, conhecido como “Coração Valente”, foi nomeado Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania do Governo Federal. A nomeação de Washington está no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 12. O ex-jogador já teve residência fixa em Sergipe, onde chegou a ser treinador do Itabaiana no Brasileiro da Série D de 2018.

Em sua primeira entrevista como secretário, Washington ressaltou as atividades do órgão. “Além do esporte e do lazer, a secretaria envolve duas coisas importantes, que são a área educacional e a inclusão social. São duas ferramentas muito importantes principalmente na formação do cidadão”, disse. O ex-jogador também destacou o objetivo final de seu trabalho. “É claro que vou ficar muito feliz se transformar essas crianças em atletas, independentemente da modalidade esportiva, mas o principal, o mais importante, é transformá-las em cidadãos. Esse é o grande objetivo”, ressalta.

Carreira
Em 17 anos como jogador, Washington marcou 411 gols. Aposentado dos gramados em 2011, ele já atuou por São Paulo, Atlético Paranaense, Internacional, Ponte Preta, Fenerbahçe (Turquia), Tokyo Verdy (Japão) e Fluminense, com o qual foi campeão brasileiro em 2010. Pela Seleção Brasileira, o ex-atleta atuou na Copa das Confederações de 2001 e em partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002. A carreira foi marcada ainda por um problema cardíaco e por uma cirurgia de cateterismo de emergência, em 2002, que lhe renderam o apelido de “Coração Valente”. Na vida pública, Washington já foi secretário de esportes e vereador em Caxias do Sul-RS, em 2012. No início de 2019, exerceu um curto mandato de três meses como deputado federal.

Com informações do Ministério da Cidadania

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais