Ginásio de esportes será reinaugurado em Estância

Com a presença de autoridades, prefeitos da região sul, políticos e esportistas, será realizada hoje, às 19 horas, na cidade de Estância, a solenidade de reinauguração do Ginásio de Esportes “Albano Franco” e das reformas e ampliação da Escola de Ensino Fundamental “Nossa Senhora de Guadalupe”, ambos de propriedade do SESI.

Originalmente concebido para atender a grande demanda por esportes e cultura da comunidade estanciana, especialmente o operariado – tendo em vista a grande concentração de indústrias no local – o ginásio tem capacidade para 2.500 pessoas, salas para balé, ginástica, palco, camarins, tribuna de honra e sala de imprensa, sendo possivelmente o segundo maior do Estado, atrás apenas do Constâncio Vieira, em Aracaju.

Abandonado e praticamente destruído, o ginásio tornou-se objeto de atenções a partir da posse do empresário Eduardo Prado de Oliveira na presidência da Federação das Indústrias, em maio de 2003, sensível aos reclamos da população, do operariado e da classe empresarial, esta última tendo como porta voz o industrial Roberto Constâncio Vieira Filho, também vice-presidente da FIES.

As obras iniciadas em agosto de 2004 tiveram caráter emergencial, já que a unidade ameaçava desabar, tão grande era o comprometimento das suas estruturas.

A escola, de grande tradição na cidade, foi contemplada com a construção de uma quadra polivalente coberta e o seu auditório, também reformado,  levará o nome do Jornalista João Nascimento Filho, autodidata e intelectual estanciano.

O homenageado foi livreiro, professor com exato domínio das línguas espanhola e inglesa e  por muitos anos dirigiu  a Papelaria Modelo, de sua propriedade, que foi ponto de reunião da intelectualidade estanciana. Nos idos de 1937, foi inclusive o refúgio literário do acadêmico Jorge Amado que sobre o livreiro escreveu: “recordo João Nascimento Filho como um dos amigos a quem mais amei.”

 

O auditório também a ser inaugurado e que leva o nome do importante estanciano, é o local onde tradicionalmente são realizados os mais importantes eventos culturais promovidos pela unidade de ensino do Sesi..

 

A solenidade inaugural, contará com a presença do presidente do Sistema FIES, Eduardo Prado de Oliveira, do deputado Armando Monteiro Neto, presidente da CNI e do superintendente nacional do Sesi, Rui Lima do Nascimento.

 

 

 

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais