Jogos da primavera começam na capital

O governador João Alves Filho esteve hoje pela manhã no relançamento oficial dos Jogos da Primavera, no Hotel Parque dos Coqueiros. A XXI edição dos jogos terá abertura no dia 13 de novembro, no ginásio de Esportes Constâncio Vieira, a partir das 18 horas. O campeonato volta a ser prestigiado pelos sergipanos depois de nove anos da última competição.

Os jogos deste ano contam com algumas inovações como, por exemplo, a participação de atletas portadores de necessidades especiais. Na capital as redes pública e particular foram divididas em duas DER”s, que competirão internamente Somente após ter sido selecionado os melhores em suas modalidades, em cada rede, eles competirão entre si.

Durante o evento foi apresentada a logomarca oficial dos XXI Jogos da Primavera, simbolizando o movimento saudável dos atletas que mostraram suas habilidades. Até o final das competições, cartazes e folderes serão distribuídos em todo o Estado.

No trabalho de capacitação de recursos e publicidades, foram apresentadas as empresas particulares, como Votorantin, Vivo, Schlumberger, Emsa, Topper, Schin, Banese, Correios, Orsa, Mabel e Grippon Confecções que apoiaram os jogos com 20% da parte financeira e com materiais que serão utilizados durante as competições. A iniciativa da participação de empresas privadas no evento marca é um fato nunca ocorrido antes nos jogos.

Segundo a vice-presidente da Comissão Organizadora dos Jogos, Evânia Gomes Chagas, os campeões da fase Regional, realizada no interior do Estado, as 134 escolas inscritas em Sergipe competirão em Aracaju entre 13 e 23 de novembro.

O secretário da Educação do Estado, Lindberg Lucena disse que “o Estado de Sergipe e sua juventude saíram da escuridão de oito anos sem os Jogos da Primavera. Os jogos começaram a duas semanas atrás na etapa regional participando cerca de três mil alunos. Na capital aproximadamente sete mil atletas foram inscritos”.

Doze jovens mostraram durante a cerimônia o fardamento oficial que será usado nas competições. “Quando o governador assumiu orientou a todos que queria o esporte nas escolas. Em um ano e nove meses já estamos vendo essa realidade. No próximo ano garanto que teremos mais modalidades nas escolas públicas do Estado”, falou a presidente da Comissão Organizadora, Mirian Andrade. A presidente também agradeceu a João Alves pelo incentivo ao esporte e a juventude sergipana.

Os Jogos da Primavera, criados na década de 60 durante o Governo Militar, surgiu como mais uma forma de levar o esporte para a juventude da época. Porém, os jogos somente obtiveram ampliação durante os anos 80 situação essa que mobilizava toda a cidade.

Evento de grande importância

O governador registrou a satisfação de estar voltando depois de nove dias à França, Espanha e Portugal em busca de novos investidores para o Estado, e parabenizou a vice-governadora, Marília Mandarino, por ter deixado o Estado em ordem. “Quando viajo encontro as coisas ainda melhores”, comentou.

“Um evento como este é de grande importância para o estado. Não costumo fazer promessas durante campanha, sempre apresento o meu passado como referência para o futuro. Porém, graças aos sergipanos quebrei um pouco disso com os Jogos da Primavera, que sempre foram um celeiro de atletas para o Brasil. O papel desse evento não é somente de encontrar novos talentos esportivos, mas também é de preparar para o futuro jovens saudáveis e preparados para a disputa da vida.

Ao longo da minha vida universitária fora do país, percebi que as instituições do exterior disputavam entre elas jovens que se destacavam no esporte. Outro papel importantíssimo que o esporte representa é o afastamento dos praticantes das drogas”, discursou João Alves.

O governador ainda destacou obras já entregues a população como a piscina olímpica do Complexo do “Batistão”. Outra obra, que será entregue no dia 22 de dezembro, é a do Parque da Cidade “estamos lançando o mais moderno Parque da Cidade do Nordeste brasileiro. Fizemos a aquisição de uma área vizinha e ampliamos ainda mais o Parque Governador José Rollemberg Leite que, ainda em novembro, estaremos fazendo novas áreas para atividades desportivas

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais